Colorido perigoso – corantes naturais e artificiais

Retirado do Jornal Gazeta do Povo (Fonte: Revista Química e Derivados)

Balas, sorvetes, iogurtes, cereais, sucos em pó, refrigerantes – parecem alimentos inofensivos, mas podem causar reações alérgicas como irritações na pele, vermelhidão, enjoo, inchaço nos olhos e urticária em pessoas sensíveis aos componentes que dão cor a eles. Os corantes não têm valor nutricional, servem apenas para alterar a aparência de grande parte dos alimentos industrializados, como explica a engenheira de alimentos Cinthia Spricigo, professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Responsável por colorir doces, bebidas, cereais, iogurtes e laticínios, o corante artificial amarelo tartrazina é responsável pelo maior número de reações alérgicas entre os pigmentos. “Pessoas sensíveis a ele podem ter urticária, erupções na pele, vermelhidão e até choque anafilático”, diz Cinthia. Segundo ela, os sintéticos derivados do carvão – como o tartrazina, azul brilhante e vermelho eritrosina –, são os que normalmente causam as reações alérgicas.

Não apenas os corantes artificiais podem causar alergias. Os naturais, como o vermelho carmim (derivado de um inseto, a cochonilha), também representam perigo para as pessoas sensíveis. “Ele é utilizado em balas, bebidas, sorvetes e pode causar reações como manchas vermelhas na pele e inchaço”, diz Gisele Kuntze, alergologista do Hospital IPO.

Sinal de problemas

Os sintomas da alergia a essas substâncias podem aparecer ou logo após o consumo dos alimentos ou algumas horas depois. Caso surja algum sinal de problemas, a recomendação é conferir o rótulo do alimento consumido, que deve conter o nome do corante utilizado, e buscar um médico para confirmar a reação alérgica.

A alergia a alguns corantes, como o vermelho carmim, pode ser comprovada por meio de exame de sangue. Outras, como ao amarelo, só com exame de provocação oral supervisionada. A quantidade de corante ingerida tem pouco a ver com a dimensão da reação – a alergologista explica que há pessoas com maior sensibilidade, nas quais uma pequena quantidade da substância causa reações intensas, e outras que são mais resistentes.

Ela alerta para o fato de não existir tratamento específico contra a reação alérgica, apenas contra os seus sintomas leves como irritações cutâneas, inchaço, coceira e urticárias. Neste caso, o alérgico deve suspender a ingestão do alimento que causa reações.

A negligência com esses sintomas menores pode ter consequências sérias. “Uma alergia pode levar ao choque anafilático, que é o fechamento das vias respiratórias”, diz Gisele.

A alergologista explica que pode ocorrer de uma pessoa ser alérgica a mais de um corante e pode haver cruzamentos entre alergias. “Uma sensibilidade a medicamentos pode ser acompanhada da sensibilidade a um corante, como os alérgicos à aspirina, que também podem ter sensibilidade em contato com alguns corantes vermelhos e amarelos”, finaliza.

Confira alguns tipos de corantes naturais e sintéticos utilizados na indústria alimentícia:

Amarelo crepúsculo

Cereais, balas, caramelos, coberturas e xaropes, laticínios e goma de mascar. Pode causar alergia, urticária angiodema e problemas gástricos.

Azul brilhante

Cereais, balas, laticínios, queijos, recheios, gelatinas, licores e refrescos. Pode causar hiperatividade em crianças, eczema e asma. Deve ser evitado por sensíveis a purinas.

Vermelho Bordeaux (amaranto)

Cereais, balas, laticínios, geléias, gelados, recheios, xaropes, preparados líquidos. Deve ser evitado por sensíveis à aspirina, é proibido em diversos países.

Vermelho eritrosina

Pós para gelatinas, laticínios, refrescos, geléias. Pode ser fototóxico. Contém 557 mg de iodo por grama de produto. Pode aumentar hormônio tireoideano no sangue.

Azul escuro (indigotina)

Gomas de mascar, iogurtes, balas, caramelos, bebidas. Pode causar náuseas, vômitos, hipertensão e alergia como prurido e problemas respiratórios.

Vermelho ponceau 4R

Frutas em caldas, balas, cereais, bebidas, laticínios, sobremesas. Deve ser evitado por sensíveis à aspirina e asmáticos. Pode causar anemia e aumento de doença renal (glomerulonefrite).

Amarelo tartrazina

Laticínios, licores, fermentados, produtos de cereais, iogurtes. Reações alérgicas a sensíveis à aspirinas e asmáticos. Pode causar insônia em crianças e afecção da flora intestinal.

Vermelho 4º

Cereais, balas, laticínios, recheios, sobremesas, refrescos, refrigerantes e geléias. Pode causar hiperatividade em crianças, eczema e dificuldades respiratórias.

Temos que ficar de olho nos rótulos! =)

13 thoughts on “Colorido perigoso – corantes naturais e artificiais

  1. tenho uma alergia muito chata que me incha dos pés a cabeça a boca e até os olhos fico tanbém com falta de ar pode ser do corante?

  2. Olá Gislaine,
    Pode ser ou não. Você deve procurar um médico e fazer alguns exames para descobrir o que exatamente lhe está prejudicando.
    Boa sorte!
    Veri Meira

  3. minha filha(10 anos) quando ingere dipirona com corante, após algumas horas, começa coçando os olhos e depois os olhos incham demais. Qual corante que pode causar isto?
    Como tratamento de emergência (domiciliar) posso administrar histamim?

  4. Olá Fátima,
    Você deve procurar um médico especialista na área de alergia para poder lhe ajudar. Não se pode administrar qualquer medicamento, ok?
    Obrigada e boa sorte!

  5. Boa Noite!
    Gostei muito do artigo.
    Estou passando por uma reação alérgica, ja fui ao medico tomei medicamento e esta melhorando(manchas vermelhas pelo corpo)
    Até então desconfiava de um bolo de nozes, o estranho é que eu ja havia em outras ocasiões ingerido o mesmo.
    Ao ler esse informativo, lembrei-me de um pacote de JUJUBAS que divide com minhas colegas em aula.O que por sinal é RECHEADO de corante!!
    Estarei atenta!
    Agradeço pelas informações.

    Danielle Domingues

  6. Absurdo demais, vivemos nos intoxicando com tudo isso sem saber de nada. Creio que só os laboratórios farmacêuticos é que lucram com isso. E nós doentes !!!

  7. É pq meu filho tá com vermelhão nós olhos e cossando bastante eu levei ele no oftalmologista e ele falou que ele não podia comer nada q contesse corante tem algum exame que eu possa fazer para saber se o corante tá fazendo mau aos olhos dele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carne moída com gordura
Legislação de Alimentos

Carne Moída, você gosta?

A carne de mais fácil aceitação e preparação da nossa cozinha brasileira. Mas ultimamente tem causado uns transtornos por aí, inclusive comigo. “Um quilo de carne moída com 30% de água e 70% de sebo”, disse vereador Nitinho na sessão do dia 12/05/2011, apresentando uma amostra da carne moída servida aos estudantes das escolas municipais […]

Continue lendo...
Isotônico
Alimentação Legislação de Alimentos

Isotônico ou Hidrotônico?

Isotônico é um repositor hidroeletrolítico. Contém minerais e um pouco de carboidratos, É indicado apenas em corridas mais prolongadas (acima de 2 h), onde há perda significativa de água e de minerais. Pois, as reservas de glicogênio muscular em provas prolongadas não são suficientes. O que você, deve fazer é manter-se hidratado ao longo do dia e […]

Continue lendo...
zero trans
Legislação de Alimentos

Você consome Gordura Trans?

Tipos de Respostas: Não, porque eu não compro alimentos que possuam em sua lista de ingredientes a Gordura Vegetal Hidrogenada. Não, porque eu compro alimentos com “0g de Gordura Trans” ou com “quantidades insignificativas”, escritos na tabela de informação nutricional. Não, porque eu compro aqueles alimentos que tem a frase: “não contém gordura trans” Pois […]

Continue lendo...