Por que a pipoca estoura?

Isso acontece porque o grão contém água em seu interior. A explosão da pipoca portanto nada mais é que a expansão do vapor de água dentro do grão. Aí, a pressão estoura a casca externa, transformando a parte interna numa massa pouco consistente de amidos e fibras, maior do que o grão original.

Saiba que a origem exata da pipoca ainda é desconhecida. Mas sabe-se que, muito antes de Colombo descobrir a América, os índios do Norte do continente já comiam pipoca. A palavra vem do tupi pi = couro e poca = estourar.

Os índios começaram a fazer pipoca com a espiga inteira colocada num espeto e levada ao fogo. Depois, passaram a jogar os grãos soltos diretamente em fogo baixo. E ainda, cozinhavam a pipoca numa panela de barro cheia de areia quente, resultando nos grãos de milho explodidos.

O milho cultivado para a produção de pipoca é de uma variedade especial, com espigas menores que as do milho tradicional. Seus grãos podem aparecer em vários formatos (achatados, pontiagudos, etc.) e cores (como amarelo, branco, rosa, roxo, etc.). Semeada normalmente nos meses de setembro a novembro (primavera na maior parte da América do Sul).

Você sabia que na Alemanha, França e na Itália a pipoca não é muito popular? O nome é dado em inglês, popcorn, onde poucas pessoas conhecem o alimento e que é encontrado aos poucos nos cinemas.

O grão de milho que não rebenta ao ser feita a pipoca é chamado de piruá, ou mururu. (Lembrou da sua avó falando? hehehe)

Nutricionalmente, pipoca é feito de milho, grão de grande importância energética para o homem. Sua casca é rica em fibras, e o milho possui proteínas, vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, potássio e zinco. Uma xícara de pipoca sem gordura (óleo ou margarina) contém apenas 30 calorias.  Isso a torna um lanche leve com poucas calorias. O interessante para quem não conhece, neste caso, são as pipoqueiras, como na figura ao lado. Nelas você não precisa adicionar nem óleo nem margarina para preparar.

Por outro lado, quando a pipoca é preparada em óleo vegetal ou com manteiga, a quantidade de calorias pode chegar a 155 kcal por xícara. Isso sem falar nas pipocas de microondas, que já estão envolvidas por gordura vegetal para melhorar o sabor e a textura, por isso leia o rótulo para ver se não é gordura vegetal hidrogenada!!!  =D

Fontes: Wikipédia; SuperInteressante

One thought on “Por que a pipoca estoura?”

  1. Oi!
    Pipoca é bom! achou minha pipoqueira elétrica, heim… famos falar de amendoim torrado?
    Passei por aqui direto de Gramado-Rs,
    Beijão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alimentação

Descomplique a Amamentação!

Sabemos que muitas mamães, principalmente as de 1ª viagem convivem com um medo: de não conseguir ou até mesmo não poder amamentar seu filho. Existem sim, algumas complicações que podem ocorrer durante a lactação. Muitas aparecem devido à utilização da técnica incorreta para o esvaziamento da mama, mamadas que são pouco frequentes e o bebê […]

Continue lendo...
Alimentação

Os alimentos que aumentam a imunidade

Uma alimentação balanceada melhora muito o sistema imunológico, o qual combate vírus e as bactérias, causadores de diversas doenças. Que tal incluir em nossa alimentação, alimentos que não temos o hábito de comer para fortalecermos nosso sistema imunológico? Assim encontraremos a chave para nos mantermos fortes e saudáveis! Veja quais são os alimentos saudáveis e no […]

Continue lendo...
Alimentação

Picolé saudável com frutas para o Verão

Verão está aí, e nossa vontade de nos refrescar, aumenta. Sorte que no verão não temos muita vontade de comidas calóricas como no inverno. Mas há sempre opções irresistíveis para nosso refresco ser mais gostoso, como milkshakes, sorvetes calóricos, picolés recheados e com coberturas…por aí vai. Mas trago para vocês uma receita de picolé saudável caseiro […]

Continue lendo...