Água Contaminada

A qualidade da água que consumimos é fundamental para nossa saúde. Isto porque diversas doenças podem ser transmitidas quando bebemos ou nos banhamos em água contaminada.

Depois da tragédia na região serrana do Rio de Janeiro, o que sobrou lá foram apenas vestígios de casas e ruas, poças de água, lama e o esgoto ao ar livre! E isso sinaliza grande perigo ainda para a população.

Neste final de semana o programa Fantástico da Rede Globo, mostrou um teste da água do rio Bengalas que corta a cidade de Nova Friburgo. Mas não deixaram de testar também a lama, a poeira e da água fornecida pela rede de abastecimento da cidade.

Gente, o resultado é impressionante! Segundo o teste, na água do rio foi encontrada a bactéria Escherichia coli. Bactéria esta, presente no intestino de nós humanos, é um coliforme fecal, ou seja, presente nas fezes humanas. A quantidade encontrada foi 68 mil unidades por 100 mililitros, 85 vezes a mais do limite (800 unidades/100 ml).

Na lama, foi maior, 92 mil coliformes fecais a cada 100 mililitros (115 vezes mais do limite). E no ar foram encontradas mais de 2 mil bactérias por metro cúbico (13 vezes do pior resultado já encontrado por um laboratório na cidade do Rio de Janeiro). E ainda o ar está contaminado por fungos, 15 vezes mais que a pior medição. A alegria foi, saber que quem recebe água da rede está bebendo e lavando alimentos em água limpa.

Segundo especialista da reportagem, o contato com a água contaminada pode ocasionar feridas infectadas (para aqueles que se machucaram no desastre), diarréias, vômitos, hepatite A, leptospirose e dermatites. E a poeira contaminada com fungos aumenta o risco de alergias respiratórias, além de poder provocar conjuntivite, rinite e sinusite.

E ainda que as pessoas vivendo no mesmo ambiente, faz com que seja mais fácil de transmitir doenças pela via respiratória, por contato e até por alimentos.

O hospital começou recebendo pessoas com ferimentos graves, fraturas causadas pelos acidentes da enchente. Mas agora, a água contaminada está levando mais vítimas ao hospital, principalmente quem se feriu e entrou em contato com a água contaminada. Essas recebem vacina antitetânica, para evitar uma infecção generalizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.