O endocrinologista Alfredo Halpern, do Programa Bem Estar da Globo fala um pouco sobre mitos e verdades de alguns alimentos:
- a gordura animal é a pior das gorduras, atrás apenas da trans. Quem cosome muita carne gordurosa tem mais chances de doenças cardiovasculares, mas, por outro lado, a gordura dá energia e a carne é uma ótima fonte de ferro. Ou seja, tem que ter equilÃbrio.
- gordura trans é artificial, praticamente não existe na natureza. É resultado de um processo quÃmico e barato, que hidrogena as gorduras insaturadas e serve para dar uma ótima consistência aos doces, biscoitos, sorvetes, bolos e outros alimentos. E o corpo humano absorve mal essa gordura trans e trás mais riscos de doenças cardiovasculares, colesterol alto e gordura abdominal.
- leite desnatado, só se você quer emagrecer ou manter o peso, visto que, o integral, é nutricionalmente mais completo.
- chocolate não desenvolve espinhas, mas pode ter influência em dores de cabeça e enxaquecas em algumas pessoas. Mas, quando não tem contraindicação, é uma opção de energia, proteÃna e gordura saturada boa, como a do azeite.
- uma colher de sopa de maionese industrializada do tipo normal contém mais ou menos a mesma quantidade de calorias do requeijão light e menos que o integral (normal). Também é rica em gordura poliinsaturada, que pode prevenir doenças cardiovasculares, segundo estudos.
- quem tem o metabolismo mais acelerado pode consumir mais calorias e gorduras, desde que mantenha o peso e as taxas de pressão e exames de sangue ideais.
- o ovo é um alimento quase completo: concentra proteÃnas, gorduras boas (monoinsaturadas), ferro e vitaminas A, B, D, E e K.
- castanhas contêm óleo que fazem bem à saúde. O consumo de 2 a 3 castanhas por dia, pode prolongar a vida e diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
- uva passa é um alimento energético e gostoso, que pode ser ingerido de vez em quando, mas não tem os mesmos benefÃcios das castanhas.
Dicas rápidas que facilitam sua escolha!