É, foi constatado em um estudo publicado recentemente na Revista Foundation Acta Pædiatrica (Volume 101, Ed. 1, páginas 61-66, jan 2012), que a apresentação dos alimentos interfere sim nas escolhas alimentares da criançada.
Sendo a infância o inÃcio para uma criança ter uma alimentação saudável e pela importância da apresentação de alimentos nesta fase, o estudo teve como objetivo demonstrar o grau que crianças e adultos diferem em preferências para diferentes formas em que os alimentos podem ser apresentados em pratos.
23 pré-adolescentes e 46 adultos foram apresentados à fotografias de 48 combinações diferentes de alimentos em pratos, que variavam de acordo com número de itens, coloração, organização, etc. Destas combinações, era para selecionar a (as) fotografia(as) que mais gostassem.
O estudo demonstrou que as crianças possuem preferências diferentes dos adultos, e são mais exigentes. De uma média calculada, as crianças preferiram 7 diferentes itens em seus pratos e 6 diferentes cores, além de preferirem alimentos com formatos de desenhos figurativos. Já os adultos em média, preferiram 3 diferentes itens e 3 diferentes cores.
Os autores sugerem mais estudos para investigar quão diversa é esta apresentação dos alimentos que interfere no consumo alimentar das crianças.
Então, pais, babás, avós, titias e escolas, que tal caprichar na variedade de alimentos ofertados, observando suas cores e formatos no prato?
Acho que imaginação não falta para ninguém! Vamos nos divertir fazendo pratinhos coloridos!