Você está aqui: Home > Alimentação > Cirurgia Bariátrica

Cirurgia Bariátrica

A cirugia bariátrica é indicada para pessoas com o IMC > 40, independente da presença de comorbidades; IMC entre 35 e 40 na presença de comorbidade confirmada; IMC entre 30  e 35 na presença de comorbidade(s) que tenha(m) obrigatoriamente a classificação “grave”.

Por motivos desconhecidos (genéticos, hormonais, psicológicos , marketing) os obesos mórbidos tem na comida a maior fonte de prazer. A cirurgia bariátrica de uma forma ou outra destrói essa fonte , ou porque tira a fome ou dificulta a entrada da comida. Para isto, a pessoa que fará a cirurgia precisa estar preparada para “trocar a fonte de prazer” depois da cirurgia. Antes de operar a pessoa precisa estar psicologicamente preparada para a troca“de uma nova fonte de prazer “.

Antes da cirurgia são necessários uma consulta com o cirurgião credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), depois com endocrinologista, psicólogo ou psiquiatra e claro, com um nutricionista.  Em algumas vezes, é preciso uma avaliação cardiológica, pneumológica e ortopédica. Além de serem realizados uma série de exames laboratoriais, como exames de sangue e urina, eletrocardiograma, raio X de tórax, ecografia abdominal e endoscopia digestiva alta com pesquisa do H. pylori.

É, não é fácil! Vamos para os tipos de procedimentos (cirurgia):

Cirurgia de Capella ou Bypass Gástrico

É o grampeamento do estômago para diminuir a ingesta de alimentos e desvio intestinal para evitar a absorção calórica completa. A perda de peso é duradoura e adequada. A perda média é de 35% do peso em 1 ano e até 77% do excesso de peso. E há uma melhora das doenças reladionadas à obesidade em sua quase totalidade.

Derivação Biliopancreática Tipo Duodenal Switch

É a retirada de uma porção do estômago e maior desvio do intestino delgado. Há uma grande disabsorção dos alimentos, porém a ingesta alimentar é pouco reduzida com esta técnica. A perda de peso é adequada e duradoura.

Gastrectomia em Manga ou Sleeve Gastrectomy

É apenas a retirada de uma porção do estômago para diminuir a ingestão dos alimentos, não é desviado o intestino. É mais indicado para pacientes com IMC entre 30 a 35 ou acima de 50 para perder peso para posterior cirurgia definitiva.

Banda Gátrica Ajustável

É a colocação de uma prótese de silicone em volta da parte superior do estômago para diminuir a ingesta de alimentos. A absorção de nutrientes não é alterada.

Balão Intragástrico

Procedimento realizado por endoscopia e com sedação. É um balão de aproximadamente 600ml de líquido colocado no estômago para reduzir a capacidade de ingesta alimentar. É retirado após 6 meses também por endoscopia.

Responda

Seu email não será publicado

*