Você está aqui: Home > Alimentação > Coma bem e mantenha o peso na Gravidez

Coma bem e mantenha o peso na Gravidez

gravida alimentaçãoSe você está pensando em engravidar e já morre de medo de engordar, fique tranquila. Saiba que é possível ganhar só o necessário garantindo a saúde do bebê e sem você passar fome.

O que deveria acontecer é que quando a mãmãe estiver amamentando, tiver uma alimentação saudável, ela vai voltar ao peso normal em uma média de 40 dias depois do parto. Pois, a amamentação, ajuda a mamãe a recuperar sua forma física.

O que não pode acontecer é a grávida pensar em “comer por dois” e fazer isso. A futura mamãe precisa comer os alimentos certos: carnes, queijo, leite, ovos, massas, pães, cereais integrais, frutas, legumes, verduras, azeite e óleos. Junto com isso, comer de 3 em 3 horas pequenas porções.

Para saber quantos quilos a grávida pode ganhar, utilize nossa calculadora do IMC aqui ao lado e calcule seu peso atual se você não estiver grávida, ou faça com o peso que você tinha antes de engravidar. Com o valor que der, compare com os dados abaixo:

Abaixo do peso
Recomendado ganhar de 12,5 a 18 quilos durante a gravidez.

• Peso normal
Pode ganhar de 11,5 a 16 quilos ao longo de toda a gestação.

• Obesidade
Deve ganhar no máximo 6 quilos nos nove meses. É possível fazer outro tipo de medição para calcular exatamente quantos quilos esta grávida poderá ganhar. Para isso é recomendável procurar assistência médica e nutricional.

Para ajudar as futuras mamães, vamos a um exemplo de cardápio de um dia, com algumas sugestões de alimentos:

Café da manhã:
– um copo de iogurte com 01 xícara de granola + uma fruta + chá de camomila
ou
– uma xícara de leite desnatado com cacau em pó + uma fatia de mamão com 01 colher de sopa de farelo de aveia + 01 colher de sobremesa de sementes de chia
Lanche da manhã:
– gelatina com pedaços de maçã
ou
– uma pera com morangos picados
Almoço:
– salada de tomate com lentilhas cozidas + 01 pedaço de bife grelhado + 1 concha de arroz integral + 02 colheres de sopa de quirera cozida
ou
– salada de alface americana com agrião + cenoura ralada + 02 conchas de arroz integral + 01 concha de feijão + 1 1/2 pedaço de frango grelhado ou cozido
Lanche da tarde:
– 01 copo de suco de frutas + 06 biscoitos tipo “maisena” ou “maria”
ou
– um copo de iogurte com mel + 01 banana
Jantar:
– parecido com o almoço
ou
– sanduíche de pão integral com carne de frango desfiada com maionese + alface + cenoura ralada + suco de frutas
Ceia:
– leite morno com chá
ou
– iogurte

Tranquilo, não é?

Responda

Seu email não será publicado

*