Combinações entre os Alimentos

Você sabia que as combinações entre os alimentos são importantes para nosso corpo?

Interações Negativas:

Vitamina D com Fibras ou Álcool (bebidas) – as fibras podem reduzir  biodisponibilidade da vit.D presente em peixes, salmão, atum e sardinha. Isso ocorre porque as fibras aumentam a perda biliar intestinal, eliminando mais rapidamente. E o álcool pode lesionar a mucosa intestinal, o que leva a diminuição da absorção desse nutriente.

Carne vermelha com Chá verde – o ferro da carne pode sofrer competição com componentes do chá no momento da refeição. O ideal é consumí-lo sempre antes da refeição, estimulando assim o suco digestivo.

Café, chá e água tônica com Proteína – essas bebidas possuem um composto chamado tanino, o qual diminui a absorção de ferro e zinco. Evitar essas bebidas em conjunto com as maiores refeições.

Interações Positivas:

Feijoada com Laranja – combinação muito interessante pois a laranja ajuda na digestão das proteínas pois possui fibras insolúveis e pectina. E a vit. C atua na absorção do ferro.

Arroz com Feijão – o arroz é pobre em lisina (aminoácido), o qual encontra-se em abundância no feijão. E o feijão é pobre em metionina, aminoácido abundante no arroz. Estes se completam e assim ajudam a equilibrar o índice glicêmico.

Peixe com Brócolis – o peixe contém selênio e o brócolis, sulforafano. Estes dois compostos juntos têm uma ação muito poderosa de antioxidante.

Tomate com Abacate– já ouviu falar? Olha só, o abacate rico em gorduras monoinsaturadas ajuda no transporte do licopeno do tomate, no intestino. Que por sua vez facilita a absorção deste. O licopeno ajuda a reduzir os radicais livres e atua na prevenção do câncer, principalmente o de próstata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *