Como escolher o melhor Bacalhau e prepará-lo

Uma tradição na religião católica, faz muitas famílias recorrerem ao Bacalhau, na véspera de Páscoa! Vamos as dicas de como escolher e preparar um bom Bacalhau!

Como Comprar

Verifique se o peixe está bem seco, firme e coberto por uma camadacristalizada de sal. A cor deve ser clara e o peixe não deve ter manchas escuras, marrons, vermelhas ou pretas, nem buracos ou rachaduras. A peça não deve estar mole e nem com sinais de umidade. O cheiro deve ser forte, mas não ruim. Vejam os tipos:

  • Bacalhau Cod Gadus Morhua: é o mais nobre bacalhau, carne branca, macia e saborosa. É pescado no Atlântico Norte. Seu filé é ótimo para ser assado ou usado em postas. Quando cozido, sua carne se desfaz em lascas claras e tenras.
  • Gadus macrocephallus: conhecido como Bacalhau do Pacífico, possui carne mais firme e difícil de se desfazer em lascas, mas pode ser desfiada facilmente. Indicado para ensopados, recheios de tortas e bolinhos.
  • Ling: é o bacalhau mais estreito. Possui carne branca, macia e saborosa, fica bom em assados, cozidos, grelhados ou em lascas.
  • Saithe: é um primo mais barato do Cod. Tem um sabor mais forte e coloração menos clara que os outros. Carne fica bem macia quando cozida. Ideal para risotos, saladas e bolinhos.
  • Zarbo: é o menor bacalhau. Também é o mais e o que tem a melhor carne para fazer bolinhos ou refogados.

Como Preparar

Retire a pele do pescado antes do dessalgue, quando ele ainda está seco porque é mais fácil. Deixe o bacalhau de molho em água, para dessalgar e hidratar a carne. O ideal seria em água gelada, mantendo refrigerado na geladeira, não se preocupe pois o bacalhau não fará cheiro. Durante 2 dias você deverá trocar várias vezes (de 6 em 6 horas) essa água para dessalgar bem. No bacalhau desfiado troque de água de 3 em 3 horas (durante 6 a 9 horas). Use 2/3 de água para 1/3 de bacalhau. Antes de preparar sua receita, escalde em água fervente por um minuto, que irá facilitar para você retirar as espinhas e lascas. O bacalhau cozinha super rápido!

Conservação

Não deixe o bacalhau em temperatura ambiente. Guarde-o na geladeira até até 90 dias. E depois de dessalgado, deixe-o em freezer por até 180 dias. Para isso, enxugue-o com papel absorvente, pincele com azeite e guarde em recipiente fechado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.