É fato…nosso Brasil, conhecido mundo afora pelas belezas tropicais (corpitchos violão dourados do sol, as melhores frutas tropicais), logo ficará a par com os EUA: paÃs dos gordinhos do Mac!
Não quero dizer que o MacDonald’s é o responsável pela obesidade de qualquer um, só uso porque a empresa é o marco na história de fast foods que mais lucrou com a “fome” ou “vontade” de muitos. E que para esses muitos, gerou ganho de peso.
Bom, as musas brasileiras então, estão realmente mais gordinhas. Mas não são só elas…eles também! O IBGE no ano passado confirmou que a obesidade é epidemia no nosso paÃs (foram entrevistados 188461 pessoas entre 2008 e 2009)!
Dos dados conclusivos, alguns são positivos como: melhor Ãndice de alfabetismo e menor Ãndice de mortalidade infantil.
Mas quando o assunto vira para o perfil da população, (mesmo a população estando mais alta do que em 1974), olha só:
- em todas as faixas etárias e de renda, o percentual de pessoas com excesso de peso e obesas aumentou; (rico não come só salada não!!! E quem não tem dinheiro, quando tem, não sabe escolher os alimentos!)
- das crianças de 5 a 9 anos o sobrepeso atinge 30%;
- na idade de 10 a 19 anos o sobrepeso atinge 20%;
- 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos estão com sobrepeso;
- entre os 20% mais ricos , o excesso de peso atinge 61,8% na população de mais de 20 anos;
Continuando nesse ritmo, em dez anos as pessoas acima do peso serão 30% da população. Igual aos EUA. Já pensou?
O agravante é o fato de se trocar a alimentação tradicional (arroz, feijão, hortaliças) por comidas prontas industrializadas.
E ainda que uma pesquisa de 2008 mostrou que apenas 10,2% da população com 14 anos ou mais tem alguma atividade fÃsica regular.
Impressionante, não é?
Diante disso, temos que nos conscientizar que uma alimentação saudável é fundamental, assim como a prática de exercÃcios fÃsicos regulares. E promover a saúde à s nossas crianças, para que possam ter um futuro.
Não podemos deixar que a preguiça e a ignorância tome conta da nossa saúde. Não recorreremos a “elas” quando tivermos que correr atrás daquilo que não foi feito!
Motive-se! Esses dados são para chocar mesmo!
Fontes consultadas: IBGE,Veja
One thought on “Obesidade no Brasil”