Obesidade no Brasil

É fato…nosso Brasil, conhecido mundo afora pelas belezas tropicais (corpitchos violão dourados do sol, as melhores frutas tropicais), logo ficará a par com os EUA: país dos gordinhos do Mac!

Não quero dizer que o MacDonald’s é o responsável pela obesidade de qualquer um, só uso porque a empresa é o marco na história de fast foods que mais lucrou com a “fome” ou “vontade” de muitos. E que para esses muitos, gerou ganho de peso.

Bom, as musas brasileiras então, estão realmente mais gordinhas. Mas não são só elas…eles também! O IBGE no ano passado confirmou que a obesidade é epidemia no nosso país (foram entrevistados 188461 pessoas entre 2008 e 2009)!

Dos dados conclusivos, alguns são positivos como: melhor índice de alfabetismo e menor índice de mortalidade infantil.

Mas quando o assunto vira para o perfil da população, (mesmo a população estando mais alta do que em 1974), olha só:

  • em todas as faixas etárias e de renda, o percentual de pessoas com excesso de peso e obesas aumentou; (rico não come só salada não!!! E quem não tem dinheiro, quando tem, não sabe escolher os alimentos!)
  • das crianças de 5 a 9 anos o sobrepeso atinge 30%;
  • na idade de 10 a 19 anos o sobrepeso atinge 20%;
  • 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos estão com sobrepeso;
  • entre os 20% mais ricos , o excesso de peso atinge 61,8% na população de mais de 20 anos;

Continuando nesse ritmo, em dez anos as pessoas acima do peso serão 30% da população. Igual aos EUA. Já pensou?

O agravante é o fato de se trocar a alimentação tradicional (arroz, feijão, hortaliças) por comidas prontas industrializadas.

E ainda que uma pesquisa de 2008 mostrou que apenas 10,2% da população com 14 anos ou mais tem alguma atividade física regular.

Impressionante, não é?

Diante disso, temos que nos conscientizar que uma alimentação saudável é fundamental, assim como a prática de exercícios físicos regulares. E promover a saúde às nossas crianças, para que possam ter um futuro.

Não podemos deixar que a preguiça e a ignorância tome conta da nossa saúde. Não recorreremos a “elas” quando tivermos que correr atrás daquilo que não foi feito!

Motive-se! Esses dados são para chocar mesmo!

Fontes consultadas: IBGE,Veja

One thought on “Obesidade no Brasil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alimentação

Descomplique a Amamentação!

Sabemos que muitas mamães, principalmente as de 1ª viagem convivem com um medo: de não conseguir ou até mesmo não poder amamentar seu filho. Existem sim, algumas complicações que podem ocorrer durante a lactação. Muitas aparecem devido à utilização da técnica incorreta para o esvaziamento da mama, mamadas que são pouco frequentes e o bebê […]

Continue lendo...
Alimentação

Os alimentos que aumentam a imunidade

Uma alimentação balanceada melhora muito o sistema imunológico, o qual combate vírus e as bactérias, causadores de diversas doenças. Que tal incluir em nossa alimentação, alimentos que não temos o hábito de comer para fortalecermos nosso sistema imunológico? Assim encontraremos a chave para nos mantermos fortes e saudáveis! Veja quais são os alimentos saudáveis e no […]

Continue lendo...
Alimentação

Picolé saudável com frutas para o Verão

Verão está aí, e nossa vontade de nos refrescar, aumenta. Sorte que no verão não temos muita vontade de comidas calóricas como no inverno. Mas há sempre opções irresistíveis para nosso refresco ser mais gostoso, como milkshakes, sorvetes calóricos, picolés recheados e com coberturas…por aí vai. Mas trago para vocês uma receita de picolé saudável caseiro […]

Continue lendo...