Ortorexia !?

O Jornal Hoje, de hoje, falou sobre a ORTOREXIA. Que é um transtorno alimentar, que surge quando a pessoa se torna obsessiva quanto à qualidade do que consome. Tem uma fixação “patológica” em alimentação saudável e benéfica como meio de perder peso, superar uma doença crônica, ou incrementar a saúde de forma geral.

Os portadores procuram somente alimentos saudáveis e sempre verificam o conteúdo nutricional de cada alimento que consomem.

Diferente da anorexia ou bulimia, uma pessoa “ortoréxica” permite-se comer, mas fica tão obcecada com o que consome que todos os seus pensamentos ficam ocupados com a dieta.

São vidrados nas calorias, vitaminas e nutrientes, e dispensam qualquer alimento que possua o mínimo que se pensa não ser permitido, e assim não consomem.

Esse distúrbio pode começar com o desejo de ter um estilo de vida saudável. Primeiramente, corta a carne vermelha, logo exclui todos os tipos de carne, e aí “deleta” do paladar todos os alimentos processados, levando a consumir somente alguns alimentos com seus preparos específicos. Assim, com essa dieta rígida fica difícil consumir fora de casa. Se restringe a consumir preparações que não sabe como foram feitas.

Alguns especialistas acreditam que a ortorexia está baseada em fixação obsessiva na alimentação, como na anorexia ou bulimia. A diferença é que a ortorexia se fixa na definição dos alimentos “corretos”, alimentos que podem ser consumidos com segurança. Uma pessoa com ortorexia gasta tanto tempo e energia pensando em alimentos quanto alguém com bulimia ou anorexia. Podem não questionar os aspectos calóricos, mas ponderam todo o tempo sobre os benefícios totais da saúde, como o alimento foi processado, preparado, etc.

A dieta limitada também coloca a pessoa em risco de ficar mal nutrida, jejuar e evoluindo para bulimia. Os traços característicos das pessoas com anorexia e ortorexia são muito semelhantes (perfeccionismo, autocrítica exacerbada, etc.), o que é causa de preocupação.

O tratamento é difícil, pois muitos ortoréxicos acham que não têm necessidade de qualquer tipo de ajuda. São orgulhosos de suas escolhas dietéticas, e não pensam ser necessário aprender a comer “normalmente”, desde que consideram a comida “normal” como perigosa e danosa.

O que essas pessoas escolhem é visto como sagrado para elas, o que torna o trabalho do nutricionista-educador bem difícil. Algumas pessoas pensam que se consumirem somente alimentos “limpos”, terão um peso e saúde ideal. A verdade é que o consumo exagerado de qualquer alimento vai acabar em armazenamento como gordura. Ou a falta de certos tipos de alimentos torna o indíviduo carente e deficiente em nutrientes importantes. A nutrição tem a preocupação com as calorias ingeridas X calorias eliminadas, mas juntamente com o equilíbrio energético e com a preocupação em nutrir o organismo. Deve entrar na vida de qualquer um, de maneira harmoniosa, com qualidades organolépticas, sem agressão aos costumes e hábitos dos pacientes envolvidos.

Até…

Obs.: acho que eu tenho um pouquinho disso =P….Mas dá um tempo! Eu sou nutricionista, né? Tenho que possuir informações para passá-las corretamente…hehe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alimentação

Descomplique a Amamentação!

Sabemos que muitas mamães, principalmente as de 1ª viagem convivem com um medo: de não conseguir ou até mesmo não poder amamentar seu filho. Existem sim, algumas complicações que podem ocorrer durante a lactação. Muitas aparecem devido à utilização da técnica incorreta para o esvaziamento da mama, mamadas que são pouco frequentes e o bebê […]

Continue lendo...
Alimentação

Os alimentos que aumentam a imunidade

Uma alimentação balanceada melhora muito o sistema imunológico, o qual combate vírus e as bactérias, causadores de diversas doenças. Que tal incluir em nossa alimentação, alimentos que não temos o hábito de comer para fortalecermos nosso sistema imunológico? Assim encontraremos a chave para nos mantermos fortes e saudáveis! Veja quais são os alimentos saudáveis e no […]

Continue lendo...
Alimentação

Picolé saudável com frutas para o Verão

Verão está aí, e nossa vontade de nos refrescar, aumenta. Sorte que no verão não temos muita vontade de comidas calóricas como no inverno. Mas há sempre opções irresistíveis para nosso refresco ser mais gostoso, como milkshakes, sorvetes calóricos, picolés recheados e com coberturas…por aí vai. Mas trago para vocês uma receita de picolé saudável caseiro […]

Continue lendo...