Recomendações de Cálcio e Vitamina D

O Instituto de Medicina dos Estados Unidos (IOM) publicou, as novas recomendações nutricionais diárias de cálcio e da vitamina D. Nessas recomendações, a ingestão diária de cálcio varia entre 700 e 1300mg e a de vitamina D, de 600 a 800 UI, as quais vão depender da idade, sexo e da fase de vida do indivíduo.

Segue a tabela abaixo:

Novas Recomendações de Cálcio e Vitamina D

Cálcio e vitamina D são ótimos para garantir o crescimento e a manutenção da saúde óssea, mas o mais importante do que consumir suas fontes, é saber se realmente elas são bem aproveitadas.

leite cálcioO leite e derivados contêm grande quantidade de cálcio. Mas somente a ingestão desses não significa estar suprindo as necessidades diárias. Pois sabe-se que ao ingerí-los, estes alteram o pH do estômago e do intestino, o que reduz a absorção de cálcio e demais nutrientes. Após absorvidos, o sangue, torna-se levemente ácido e, para haver equilíbrio de pH, o organismo retira cálcio e outros nutrientes dos ossos. A maior preocupação é a excreção de cálcio pela urina, a qual é aumentada pelo consumo exagerado de proteínas de origem animal – incluindo os laticínios, sódio, cafeína e carboidratos refinados (açúcar e a farinha).

No fim, o mais importante seria garantir uma boa biodisponibilidade de cálcio em nosso organismo, tendo hábitos alimentares saudáveis e com uma dieta sempre variada em alimentos.

Assim, é importante aumentar o consumo de frutas, verduras, legumes e sementes porque são ricos em cálcio não alteram o pH na sua absorção e possuem magnésio também importante para os ossos.

Não podemos esquecer de reduzir o consumo de alimentos e bebidas que aumentam a excreção do cálcio, como café, refrigerantes, alimentos industrializados ricos em sódio e proteínas de origem animal.

vitamina d solMas sabemos que a vitamina D também é muito importante para os ossos. Estima-se que sem a Vitamina D, apenas 10 a 15% do cálcio é absorvido e, sozinho, ele não consegue se fixar nos ossos de maneira adequada. Já se sabe que a melhor forma de aproveitarmos esta vitamina é a exposição ao sol, além do consumo de alimentos como os peixes e os ovos. Esforce para conseguir pelo menos 20 minutos de exposição ao sol, 3 vezes por semana.

Se você não consome leite e derivados, não se preocupe com a ingestão de cálcio e vitamina D, é só manter uma alimentação saudável e equilibrada e se expor ao sol regularmente.

Mas assim como a deficiência é problemática o excesso também deve ser evitado. A suplementação de cálcio acima dos valores recomendados aumenta a chance de aparecimento de litíase renal (pedras no rim) enquanto o excesso de vitamina D pode danificar os rins e também o músculo cardíaco.

Fonte: http://iom.edu/Reports/2010/Dietary-Reference-Intakes-for-Calcium-and-Vitamin-D/Report-Brief.aspx

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alimentação

Descomplique a Amamentação!

Sabemos que muitas mamães, principalmente as de 1ª viagem convivem com um medo: de não conseguir ou até mesmo não poder amamentar seu filho. Existem sim, algumas complicações que podem ocorrer durante a lactação. Muitas aparecem devido à utilização da técnica incorreta para o esvaziamento da mama, mamadas que são pouco frequentes e o bebê […]

Continue lendo...
Alimentação

Os alimentos que aumentam a imunidade

Uma alimentação balanceada melhora muito o sistema imunológico, o qual combate vírus e as bactérias, causadores de diversas doenças. Que tal incluir em nossa alimentação, alimentos que não temos o hábito de comer para fortalecermos nosso sistema imunológico? Assim encontraremos a chave para nos mantermos fortes e saudáveis! Veja quais são os alimentos saudáveis e no […]

Continue lendo...
Alimentação

Picolé saudável com frutas para o Verão

Verão está aí, e nossa vontade de nos refrescar, aumenta. Sorte que no verão não temos muita vontade de comidas calóricas como no inverno. Mas há sempre opções irresistíveis para nosso refresco ser mais gostoso, como milkshakes, sorvetes calóricos, picolés recheados e com coberturas…por aí vai. Mas trago para vocês uma receita de picolé saudável caseiro […]

Continue lendo...