No dia 23 deste mês, a Revista Época publicou uma pesquisa que diz que a população brasileira não sabe o que é o sÃmbolo dos transgênicos.
A pesquisa foi encomendada pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) realizada em 70 cidades brasileiras no mês de fevereiro deste ano.
De mil (1.000) entrevistados, 74% nunca ouviram falar em transgênicos ou organismos geneticamente modificados (OGM).
Ao ver o sÃmbolo dos transgênicos, 22% acharam que era um sinal de trânsito, 56% não tinham a menor idéia do significado do sÃmbolo.
Apenas 8% associaram o sÃmbolo aos transgênicos. Muito pouco!
E ainda 5% disseram que sinalizava material perigoso, outros 5% disseram que era um alerta de proibição, 2 % acreditavam que era uma marca de roupas e 1% associaram à algum malefÃcio à saúde.
É mole?
E recentemente eu fui ao mercado e procurando um óleo, peguei um que tinha o costume de comprar, e me dei conta que havia um T dentro de um triângulo amarelo. Ui! É transgênico! Mas aà parei para pensar. Lembrei da minha irmã, formada em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (ufa né, nome comprido! Isso que nem me lembro o nome completo do cargo que ela passou na Petrobrás…sei que começa com Analista…bom…deixa pra lá! =D) que disse que ainda não havia nada comprovado dos malefÃcios à saúde, apenas alguns indÃcios de que algumas pessoas podem desenvolver alergias. E também lembrei de um Seminário sobre Transgênicos que participei na minha faculdade. E cheguei a conclusão de comprá-los.
Mas disponibilizo aqui a lista de alimentos do Guia do Consumidor que o Greenpeace criou, separando os alimentos não-transgênicos daqueles duvidosos. Ok? (peguei de um site de Nutrição, porque o do Greenpeace não abria!)
Boa escolha a todos! =P
Muito bom seu blog
sou acadêmica do curso de Nutrição e achei super bacana a maneira que você aborda assuntos polêmicos e mal esclarecidos no seus posts, de forma clara e concisa que estimula a todos criar um ponto de vista mais crÃtico em relação a nossa alimentação.
Parabéns
Abraços
Obrigada Karen!
Seja Bem-vinda! =)
Temos que ter cuidado com o que lemos sobre transgênicos na internet, pois há muito alarmismo. Veja aqui uma análise detalhada: http://alimentandoadiscussao.wordpress.com/2013/04/23/polemicas-envolvendo-alimentos-trangenicos/