Adoçantes

Os adoçantes são uma alternativa para as pessoas restritas ao consumo de sacarose, como os diabéticos, e uma boa opção para uma vida mais saudável.

Conhecidos também por edulcorantes, os adoçantes podem ser naturais (sacarose, frutose, polióis e stévia) ou sintéticos (sacarina, ciclamato, aspartame e sucralose). Além disso, são classificados como nutritivos, isto é, são calóricos (sacarose, frutose, polióis e aspartame); e não-nutritivos, ou seja, isentos de calorias, como a sacarina, o ciclamato, os glicosídeos de steviol e a sucralose. Em todos os casos, o objetivo principal de um adoçante é adoçar os alimentos e, ao mesmo tempo, apresentar um sabor semelhante ao da sacarose, o nosso açúcar comum.

Na hora de comprar o adoçante, seja ele líquido ou em pó, fique atento às informações da embalagem que indicam a partir de qual ou quais edulcorantes ele é feito.

Abaixo as principais características de cada um dos edulcorantes mais encontrados nos adoçantes:

SACARINA – primeiro adoçante sintético a ser descoberto e tem o poder de adoçar até 500 vezes mais que o açúcar e não é metabolizado pelo organismo.

CICLAMATO – adoçante artificial muito usado pelo setor alimentício. Suas principais aplicações são em bebidas dietéticas, geléias e como adoçantes de mesa. Tem um poder adoçante de apenas 40 vezes mais que o açúcar, não apresenta calorias e não é metabolizado pel organismo.

ACESULFAME-K – é um sal de potássio sintético produzido a partir de um ácido da família do ácido acético. Tem o poder adoçante entre 180 a 200 vezes maior que o açúcar e é permitido para os diabéticos. É absorvido pelo nosso organismo mas não é metabolizado.

SUCRALOSE – é um adoçante sintético derivado do açúcar com o poder adoçante 600 vezes maior que a sacarose. Sabor semelhante ao do açúcar, além de não ser calórico. Não é metabolizado pelo organismo.

ASPARTAME – é calórico (4 kcal por grama) e seu poder adoçante é de 200 a 300 vezes maior do que o do açúcar comum. Pode ser usado por diabéticos. Foi descoberto em 1965 e é uma combinação de fenilalanina e ácido aspártico. Seu uso é contra indicado por fenilcetonúricos (pessoas cujo organismo não consegue metabolizar a fenilalanina).

FRUTOSE – é um adoçante natural e encontrado nas frutas e no mel, contém 4 kcal por grama. Inicialmente seu metabolismo não depende da insulina. Seu alto poder adoçante torna a frutose um adoçante pouco calórico, uma vez que são necessárias dosagens pequenas para atingirmos um sabor adocicado. E quando submetida ao calor a frutose derrete, porém mantém o seu sabor.

GLICOSÍDEOS DE STEVIOL (STEVIA) – adoçantes naturais com poder adoçante de 300 vezes mais que o açúcar. São extraídos das folhas da planta Stevia Rebaudiana (Bert) Bertoni. Podem ser consumidos por qualquer pessoa sem contra-indicações, não são calóricos e nem metabolizados pelo organismo.

Esses são os mais conhecidos e vendidos. Ano passado a ANVISA liberou o uso de outras três substâncias: taurina e eritritol que são naturais; e o neotame que é artificial. Futuramente falarei sobre esses e também sobre o limite de consumo de todos os adoçantes.

Até mais…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alimentação

Descomplique a Amamentação!

Sabemos que muitas mamães, principalmente as de 1ª viagem convivem com um medo: de não conseguir ou até mesmo não poder amamentar seu filho. Existem sim, algumas complicações que podem ocorrer durante a lactação. Muitas aparecem devido à utilização da técnica incorreta para o esvaziamento da mama, mamadas que são pouco frequentes e o bebê […]

Continue lendo...
Alimentação

Os alimentos que aumentam a imunidade

Uma alimentação balanceada melhora muito o sistema imunológico, o qual combate vírus e as bactérias, causadores de diversas doenças. Que tal incluir em nossa alimentação, alimentos que não temos o hábito de comer para fortalecermos nosso sistema imunológico? Assim encontraremos a chave para nos mantermos fortes e saudáveis! Veja quais são os alimentos saudáveis e no […]

Continue lendo...
Alimentação

Picolé saudável com frutas para o Verão

Verão está aí, e nossa vontade de nos refrescar, aumenta. Sorte que no verão não temos muita vontade de comidas calóricas como no inverno. Mas há sempre opções irresistíveis para nosso refresco ser mais gostoso, como milkshakes, sorvetes calóricos, picolés recheados e com coberturas…por aí vai. Mas trago para vocês uma receita de picolé saudável caseiro […]

Continue lendo...