Você está aqui: Home > Alimentação > Anvisa inspeciona indústrias de amendoim

Anvisa inspeciona indústrias de amendoim

Foi realizado pela Gerência de Inspeção e Controle de Riscos de Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (GICRA/ANVISA), em conjunto com o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (DIPOV/MAPA) inspeções em estabelecimentos da cadeia produtiva de amendoim da região de Marília/SP. Isso porque início de junho de até julho é a época das festas juninas, as quais apresentam muitos pratos elaborados com amendoim.

Segundo o site da Anvisa:

“Durante as inspeções, focou-se a atenção no controle da recepção do amendoim cru, etapa essencial para garantir a inocuidade do produto final. Segundo a Resolução-RDC 172, de 04/07/2003, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Industrializadores de Amendoins Processados e Derivados, todo lote de amendoim cru recebido no estabelecimento deve ser oriundo de fornecedor selecionado, sendo submetido à inspeção, com determinação de umidade e pesquisa de aflatoxinas.  Para estas análises devem ser utilizadas metodologias validadas e as aferições devem ser devidamente registradas em planilhas específicas. Esse procedimento, entre outros, integra o conjunto de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF). Dentre as irregularidades encontradas, destacam-se falhas no controle da rastreabilidade dos produtos e no seu armazenamento. Os serviços de Vigilância Sanitária municipal irão acompanhar as correções das não-conformidades encontradas”.

O alto teor de umidade nos amendoins gera o crecimento de fungos (Apergillus flavus) produtores das micotoxinas, as aflotoxinas. No Brasil, o limite máximo admissível de concentração de aflatoxinas em amendoim é 20 µg/kg de produto, conforme estabelecido pela RDC 274/2002. As aflatoxinas são um grupo de micotoxinas que podem causar graves problemas à saúde, comprometendo principalmente o fígado, com manifestações de cirrose hepática, necrose aguda, câncer hepático.

Bom saber que a Anvisa está de olho!!

Para alegria de vocês, deixo abaixo a receitinha de mamãe do Amendoim Doce:

Ingredientes:

1 xícara de açúcar refinado

2 xícaras de água

1 pacote de 1kg de amendoim crú

1 fôrma para assar

Como fazer: Despeje todos os ingredientes em uma panela grande, ligue o fogo e mexa sem parar. Quando o açúcar começar a grudar no amendoim e descolar da panela, desligue o fogo e rapidamente despeje o amendoim na fôrma. Asse por no máximo 15 minutos, ou até que o açúcar fique mais claro (antes de derreter novamente) e o amendoim assado.

Dica: Pode acrescentar chocolade ou canela.

Boa apetite! =)

Responda

Seu email não será publicado

*