Arco-íris dos Chás

cháVocê era acostumado a tomar seu chazinho de hortelã e de repende se depara com o Chá Verde e resolve experimentá-lo. Logo, ouve falar sobre o Chá Preto…depois sobre o Chá Branco, aí vem o Vermelho e agora, Amarelo?!?!?

De onde tantas variações? E além das variações, você fica confuso (a) e em dúvida de qual tomar, porque leu ou ouviu que todos fazem bem….mas qual é o melhor?

Vamos saber um pouco sobre cada Chá:

Chá Verde – É feito das folhas aquecidas e secas, resultando na oxidação dos seus componentes, porém, por não passar pelo processo de fermentação, não adquire a coloração escura. O alto teor de polifenóis é o responsável pelo efeito de acelerar o metabolismo e facilitar a digestão.

Chá Preto – O chá preto é o mais forte e o mais cafeinado de todos os chás que são produzidos a partir da planta Camellia sinensis. Passa pelo processo de de fermentação, o qual oxida totalmente as folhas e as deixa com uma tonalidade mais escura. Por conter alto teor de cafeína, o chá preto deve ser consumido com cautela. O chá preto possui antioxidantes que auxiliam na imunidade e são capazes de proteger o organismo contra o câncer e as doenças cardiovasculares.

Chá Branco – É feito a partir das folhas mais jovens e ainda não oxidadas da Camellia sinensis, e estão cobertas por uma penugem esbranquiçada. O sabor é muito sutil se comparado ao dos outros chás. É mais raro por exigir uma época específica de colheita, além de um processo de secagem mais lento. Por conta disso é que possui polifenóis em maior quantidade.

Chá VermelhoChá Vermelho – É mais fermentado e cafeinado do que o verde, branco e amarelo. Feito com folhas adultas da Camellia sinensis, é bastante semelhante ao chá verde – a diferença está no processo de fermentação. É o que possui maior concentração de princípios ativos e, por isso, é considerado o mais forte da família dos chás.

Chá Amarelo – Assim como o branco é feito com folhas jovens e brotos da Camellia Sinensis. O processo de secagem é mais lento: as folhas repousam até ficarem amareladas. Possui gosto mais suave e menos amargo.  É ainda mais emagrecedor e diurético do que o chá verde. A diferença do chá amarelo está na presença de substâncias derivadas da casca da laranja. Com isso, existe em sua composição uma mistura de vitamina C, selênio e zinco, que reforça o poder antioxidante da bebida.

Independente do qual você escolher, seja ele verde, preto, vermelho, branco ou amarelo, todos possuem propriedades antioxidantes que podem acelerar o processo de emagrecimento, eliminar os radicais livres e retardar o envelhecimento.

Mas claro, que eles sozinhos, não fazem milagres!

Você precisa ter uma alimentação saudável e atividades físicas presentes na sua vida!

Qual você escolheu? Eu sou adepta ao verde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *