Barras de frutas, de cereais, proteicas ou energéticas?

Barrinhas são indispensáveis na hora daquela fome indesejável, antes dos treinos, ou até mesmo depois. Mas elas sendo de cereais, de frutas, energéticas e proteicas tem uma finalidade para seu treino. Saiba um pouco mais de cada uma e qual escolher para a hora certa:

De fruta

Fabricadas à base de frutas secas e compactadas. A mais conhecida é a bananinha (banana seca compactada), mas existem muitas caseira com mix de frutas secas. Ajudam a atingir a meta de ingestão diária de frutas (cinco porções). Pode ser ingerida nos seus lanches da manhã ou à tarde, ou antes de treinos leves (menos de uma hora). Se você está cuidando do peso fique atento ao rótulo, pois muitas têm adição de açúcar e chocolate. As calorias variam de 55 a 75kcal.

De cereais

São elaboradas à base de mix de cereais, como aveia, linhaça e flocos de arroz. Suas calorias abastecem você para suportar um treino de até uma hora. Também possuem alto teor de fibras, que ajudam na sensação de saciedade. Se você corre, é um combustível para sua corrida de até 1 hora. Se você não é adepto às barrinhas, faça um teste consumindo antes do treino para ver se você não terá nenhum desconforto gástrico, pois as fibras presentes nas barrinhas retardam a digestão. As calorias desse gênero variam de 80 a 110kcal.

Proteicas

Compostas de grande quantidade de proteína, e pouca em carboidratos. Muitas possuem quantidades consideráveis de gordura e chocolate para disfarçar o sabor  da proteína. Sua função é repor proteínas e carboidratos para a recuperação muscular pós-treino. Equivale a um ovo cozido ou meio bife pequeno. Pode ser consumida por pessoas que treinam pesado por mais de duas horas. Não demore mais que duas horas para ingerir a barra de proteína. Caso queira consumí-la antes dos treinos, faça isso duas horas antes. Não são indicadas para indivíduos que não fazem atividade física, mas indica-se caso alguma refeição seja omitida, como almoço ou o jantar. As calorias variam de 190 a 280kcal.

Energéticas

Possuem grande quantidade de carboidratos, mas também possuem proteínas e gordura.  Ajuda na manutenção da performane de atletas, maratonistas. É de fácil absorção poupando parte do conteúdo muscular e diminuindo a fadiga, fazendo com que o corpo ganhe uma carga de força! Ideal para quem tem treinos intensos, ou participa de provas! Se você é um mero esportista de academia, deixe de lado esta opção, ela é um pouco calórica, variam de 150 a 280kcal.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *