Cascas de Frutas são mais Nutritivas que as Polpas

Recentemente a Universidade Estadual Paulista em parceria com o Sesi, divulgou que algumas cascas de frutas possuem mais vitaminas que a própria polpa.

Estudos desde 2003 são realizados a pedido do Sesi -SP para encrementar a tabela de composição dos alimentos. Os novos alimentos como a casca, talo, rama, folha ou semente ganham espaço para mostrar quão ricos são em nutrientes. A professora da Unespe, Giuseppina Pace Pereira Lima em 2008 comentou: “60% do lixo produzido no Brasil é orgânico e boa parte poderia ser aproveitada. Podemos melhorar a qualidade da alimentação e ainda reduzir o lixo, que é um problema de saúde pública”.

Estes estudos estão sendo feitos para comprovar que essas partes tituladas por nós como “não comestíveis”, possuem realmente alguns nutrientes que são importantes e em quantidades maiores que nas partes “comestíveis”. E o Sesi tem o Programa Alimente-se Bem, idealizado em 1999, o qual oferece curso de culinária. Ensinam a preparar várias receitas, nas quais os alimentos, inclusive cascas, talos e folhas de frutas, legumes e verduras são totalmente utilizados. Sem desperdício. O curso ainda é gratuito! Veja aqui qual a unidade mais próxima de você e increva-se.

Mas voltando ao assunto das cascas de frutas que são mais nutritivas, vejamos alguns exemplos:

  • casca de goiaba tem 3x (três vezes) mais proteínas e 40% mais fibras que a polpa;
  • casca da maçã tem o dobro de proteínas, 3x (três vezes) mais fibras e vitamina C que a parte branca;
  • casca da pêra tem mais fibras e vitamina C e 9x (nove vezes) mais carotenóides que somente a polpa;
  • casca do mamão tem 3x (três vezes) mais proteínas e maiores quantidades de fósforo e fibras que a polpa;

Algumas cascas como as da banana, maracujá e mamão por serem difíceis de consumí-las cruas, podem ser aproveitadas em sucos, bolos, ou até mesmo torradas para fazer farinhas (corte a casca em tirinhas finas, coloque em uma assadeira e asse em forno médio por 4 horas ou até ficarem sequinhas; ao esfriar, bata no liquidificador). As farinhas você pode utlizar também em bolos, biscoitos caseiros, complementar iogurtes, etc. Mas não esqueça de tomar bastante água, pois a maioria das cascas possuem muitas fibras.

E, lembre-se de conhecer a procedência das frutas, legumes e verduras que você consome!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *