Comida Mexicana

Quando pensamos em comida mexicana logo nos vem à mente: pimentas!

Mas você sabia que a base da culinária mexicana é o MILHO? Pois é, porque a partir dele é que são feitos os famosos burritos, tacos, enchiladas, fajitas, tostadas, chimichangas, flautas, quesadilhas e nachos. Vamos conhecer o que é cada um?

Burritos tortilha de farinha de milho ou trigo que envolve um recheio de carne (bovina, suína ou frango);

Enchiladas – panqueca de milho, que extremamente condimentada, e tem como recheio a carne vermelha ou de frango ou feijões e servida com molho de piripíri (pimenta malagueta) e queijo ralado.

Fajitas – carne grelhada servida em uma tortilha de milho;

Tacos – tortilha a base de milho que pode ser recheada com carne picada (bovina, suína ou frango), queijo, alface e às vezes tomate;

Tostadas – tortilha plana que é tostada ou frita, pode ser consumido sozinho ou acompanhando diversos pratos mexicanos;

Chimichangas – é um burrito frito;

Flautas – tortilhas de milho recheadas e fritas;

Quesadilhastortilhas de trigo feitas na chapa ou na grelha, recheadas com queijo fundido e demais ingredientes, servidas dobrada ou inteira;

Nachos – tortilhas de milho crocantes com o formato triangular, cobertas por queijo e pimenta.

Além do milho, temos as pimentas que são nutritivas e contém vitamina A, B e C, magnésio, ferro e aminoácidos. Elas aumentam a taxa metabólica do organismo e este efeito térmico faz com que aproximadamente 6 gramas de pimenta queimem cerca de 45 calorias. Uau!

A famosa tequila é produzida à partir de uma planta chamada Agave, com folhas longas e afiadas. O nome Tequila deve-se ao fato de que ela era produzida nos arredores da cidade de Tequila, na província de Jalisco.

O mais interessante são as cores dos pratos e dos ambientes que são extremamente coloridos no México, nos restaurante e bares mexicanos pelo mundo afora.

Os mexicanos são adeptos a sesta, o famoso cochilo após o almoço.

Já ouviu falar na bebida Mezcal? É um destilado que passa pela destilação uma única vez, sendo uma bebida mais rústica e áspera. O mais interessante é que o Mezcal possui dentro de sua garrada uma larva de um Gusano (inseto que desenvolve-se no meio das plantas do Agave, esta que dá origem à Tequila). A larva é apenas um indicativo do teor alcóolico da bebida.

É …essas são algumas curiosidades sobre a comida mexicana. Hoje ela é bem aceita e apreciada por todos ou pelos corajosos em aguentar as diversas especiarias desta cozinha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *