Processo de digestão de uma coxinha e entenda a importância de cada órgão:
1. A digestão dos carboidratos (presentes na massa da coxinha) começa já na boca, com a ação de substâncias como a amilase salivar (que está na saliva), que quebra o amido (da farinha de trigo). No estômago, os alimentos são triturados e misturados. Ao chegar ao intestino delgado, termina a degradação e começa a absorção dos nutrientes (proteÃnas, gorduras, carboidratos).
2. As proteÃnas (carne de frango em maior quantidade) são digeridas no estômago e no intestino delgado, por meio das enzimas intestinais e pancreáticas. Essas enzimas quebram as proteÃnas em aminoácidos que são levados ao fÃgado pelo sangue (após absorção no intestino).
3. As gorduras (presentes na carne, catupiry, óleo da fritura que a massa enxugou da panela, ovo, margarina…e assim vai!) começam a ser digeridas com as enzimas da boca (lipases linguais presentes na saliva) e do estômago (lipases gástricas presentes no suco gástrico) e continuam com a secreção biliar - que acontece no intestino que  transforma gorduras em gotÃculas microscópicas. Na digestão as gorduras são quebradas e formam os ácidos graxos e monoglicerÃdeos (digamos, gorduras menores).
4. Após degradadas as gorduras (árduo trabalho), estas são absorvidas no intestino e transportadas pelo sangue. Ao chegar ao fÃgado, são reagrupadas em lipoproteÃnas (pedaços de gorduras + proteÃnas), usadas no metabolismo (fazem o transporte da gordura/colesterol no sangue) e armazenadas no tecido adiposo (famosa pança, ou culote para as mulheres).
5. As fibras (que são poucas, neste caso) não são digeridas nem absorvidas. Mas são importantes na formação do bolo fecal no intestino (para as crianças, é o famoso popô). Não quer dizer, que sem elas você não terá bolo fecal, terá sim, só que elas aumentam o bolo fecal diminuindo o tempo de permanência desse excesso de toxinas dentro de você!
6. Esse processo é o mesmo para todo alimento. O que muda é o percentual de cada componente e, consequentemente, a quantidade de nutrientes absorvidos nas etapas. Se você come só porcarias – alimentos ricos em gorduras e açúcar, que os torna altamente calóricos – isso elevará seu colesterol e o acúmulo de tecido adiposo.
Sai culote ou fica coxinha? =P
Quer saber como ocorre a digestão de outro alimento? Sugira!
Consulta à Revista Womens Health, editora Abril.
Bom dia!
Otimo artigo!!
Continue assim!
Excelente matéria!
Gostaria de ler mais sobre “digestão e/ou metabolismo” dos alimentos!
Parabéns!
Olá Renata,
É um prazer receber seu comentário.
Iremos anotar sua sugestão! =)
Obrigada.