Pirâmide ou Prato?

Fonte: EFE

Michelle Obama, primeira-dama dos EUA, apresentou no início do mês, as novas recomendações nutricionais do Governo Americano. Junto com o secretário Tom Vilsack e a assessora de Saúde do governo, Regina Benjamin, Michelle divulgou a nova representação gráfica, que tenta ajudar os consumidores a decidir o que colocar nos seus pratos para seguir uma alimentação saudável.

My Plate

A nova orientação nutricional substitui a tradicional representação gráfica de uma pirâmide por um prato. Esta representação foi denominada de “MyPlate”, e divide um prato em quatro porções iguais: uma de fruta, outra de legumes, uma terceira de proteínas e a quarta de cereais integrais. Juntamente ao prato é acrescentado um copo, que representa os lacticínios.

As recomendações são de que:

  • a metade do prato deve conter frutas e legumes, e pelo menos metade dos cereais consumidos deve ser integral;
  • o leite consumido deve conter pouca gordura;
  • beber água em vez de bebidas doces;
  • ingerir pouco sal;
  • evitar os excessos.

A primeira-dama, disse que a orientação nutricional dessa forma “é uma lembrança simples e rápida para que todos nós sejamos mais conscientes do que comemos e, como mãe, posso dizer o quanto vai ajudar os pais em todo o país”. Michelle Obama sublinhou que os pais podem olhar para os pratos dos seus filhos e garantir que metade seja composta de legumes e frutas e a outra metade de proteínas não gordas, lacticínios sem gordura e cereais integrais.

A Pirâmide de Alimentar, representa os grupos alimentares em forma triangular. Os alimentos que devem ser ingeridos em maior quantidade ficam em sua base, e aqueles que devem ser consumidos moderadamente ficam no topo. Veja aqui mais sobre a Pirâmide Alimentar.

pirâmide alimentar

Mas esta forma, segundo muitas pessoas é realmente complicada de interpretar e seguir as orientações corretamente. Mas muitos nutricionistas e o próprio governo brasileiro utiliza dessa representação para orientar a população brasileira.

Então, lhe pergunto novamente: Pirâmide ou Prato?

Que tal se o Governo Brasileiro adotasse o modelo do Prato?

One thought on “Pirâmide ou Prato?”

  1. Bom dia!

    Eu aprecio mais a versão “Pirâmide”, acredito que seja mais completa e de melhor interpretação por todos!

    Abraços.

    Renata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *