Por que sentimos fome?

fomeNa correria do seu dia-a-dia vem aquela sensação de vazio no estômago que incomoda e você olha para o relógio e vê que está na hora do almoço, jantar ou lanche.

Mas essa sensação deveria ser apenas “click” para que você escolhesse bons alimentos para suprir a necessidade de energia do seu organismo. E o que ocorre, são infinitos pensamentos e combinações de imagens de pratos, alimentos, sobremesa e muita, mas muita salivação!

Antes de sentirmos a “fome”, o corpo está quebrando as reservas energéticas para o fornecimento de combustível às células. A fome funciona como um alerta do nosso corpo, em que a energia fornecida na refeição anterior já foi totalmente utilizada ou, no momento, deixou de estar disponível para utilização.

E o responsável em avisar o cérebro de que está na hora de comer é o hormônio chamado GRELINA, liberado no estômago, o qual manda um sinal para o hipotálamo, e este interpreta, nos fazendo pensar: Ai que FOME!

hamburguerMas…(sempre tem um MAS…hehehe) a visão (olhos gordos!) e os cheiros das comidas induzem algumas áreas do cérebro, as quais cutucam as glândulas produtoras de saliva na boca, nos deixando com ÁGUA NA BOCA e estimulando a produção da GRELINA. Ou seja, o CORPO está se preparando para receber o alimento.

Após começar a comer, o contato dos alimentos digeridos com a parede do estômago torna mais lenta a produção do hormônio grelina. E quando os alimentos passam do estômago para os intestinos há a liberação do hormônio PYY, o qual age no cérebro, ativando o centro da saciedade, fazendo-nos sentir menos fome.

Você sabia que os carboidratos simples, como a batata e os doces, são absorvidos antes que os intestinos liberem o hormônio PYY inibidor da fome. Por isso, escolha bem o que você come!

E você, SENTE a fome? Ou come porque SEGUE horários?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alimentação

Descomplique a Amamentação!

Sabemos que muitas mamães, principalmente as de 1ª viagem convivem com um medo: de não conseguir ou até mesmo não poder amamentar seu filho. Existem sim, algumas complicações que podem ocorrer durante a lactação. Muitas aparecem devido à utilização da técnica incorreta para o esvaziamento da mama, mamadas que são pouco frequentes e o bebê […]

Continue lendo...
Alimentação

Os alimentos que aumentam a imunidade

Uma alimentação balanceada melhora muito o sistema imunológico, o qual combate vírus e as bactérias, causadores de diversas doenças. Que tal incluir em nossa alimentação, alimentos que não temos o hábito de comer para fortalecermos nosso sistema imunológico? Assim encontraremos a chave para nos mantermos fortes e saudáveis! Veja quais são os alimentos saudáveis e no […]

Continue lendo...
Alimentação

Picolé saudável com frutas para o Verão

Verão está aí, e nossa vontade de nos refrescar, aumenta. Sorte que no verão não temos muita vontade de comidas calóricas como no inverno. Mas há sempre opções irresistíveis para nosso refresco ser mais gostoso, como milkshakes, sorvetes calóricos, picolés recheados e com coberturas…por aí vai. Mas trago para vocês uma receita de picolé saudável caseiro […]

Continue lendo...