Qual panela você usa?

panela esmaltadaVocê sabia que as panelas possuem minerais que podem trazer tanto benefícios quanto malefícios para a nossa saúde?

Cada tipo de panela tem seus cuidados. A melhor forma de lavá-las é deixar de molho algum tempo com detergente e água morna. Se você, costuma limpá-las com esponjas de aço, vinagre ou limão, cuidado! Assim você poderá contaminar sua comida.

Tipos de panelas e o que cozinhar nelas:

  • Esmaltada – ou panelas de ágata, são feitas de ferro ou alumínio, revestidas de esmalte. Ao cozinhar ou limpar, deve-se tomar cuidado para não riscar o esmalte. Este pode ser tóxico, pois pode ser composto por chumbo, cádimo. Limpe-a com esponja macia, sabão e água. E para evitar o amarelamento do esmalte, pode-se passar álcool. Pode ser utilizada para guardar o alimento quente depois de pronto ou para cozinhar qualquer tipo de alimento, mas requer habilidade para não queimar, pois esta aquece muito rápido.
  • Alumínio – Este metal migra da panela para os alimentos. Por isso, há suspeitas de o alumínio levar ao desenvolvimento do Mal de Alzheimer. O uso desta panela é também contra-indicado para portadores de insuficiência renal. Panelas novas devem ser fervidas com água de 3 a 4 vezes antes da sua utilização. Na hora de limpar não remova o óxido de alumínio, camada escura, que se forma no fundo após ferver a água e não areie, uma esponja macia. Use esta panela para cozimentos rápidos e no preparo de alimentos secos, e evite preparar alimentos ricos em enxofre (couve, brócolis, espinafre, cebola).
  • Cobre – O cobre tem o poder de acelerar o cozimento. É resistente à corrosão, e transmite o calor de forma rápida e homogênea. Se a panela não for revestida por outros materiais, o cobre pode ser transferido para os alimentos. No Brasil, só pode ser vendida com uma camada protetora, como o titânio. Uma pequena ingestão pode causar náuseas, vômitos e diarréia. E se ingerido de forma excessiva, pode provocar dores nas juntas, problemas renais e até cerebrais. Não leve ao fogo vazia, porque pode estragar o revestimento. Pode-se utilizar para fervura de água e preparo de molho de tomate. Mas não ultrapasse a temperatura de 250°C. Costuma-se utilizar esta panela para preparar doces e alimentos com tempo grande de cozimento.
  • Ferro – Também é transmitido para a comida durante o cozimento. Alguns especialistas da saúde, recomendam seu uso, pois a utilização deste tipo de panela foi relacionado com a prevenção e o tratamento da anemia. Mas esta panela também pode alterar algumas características dos alimentos, tais como a cor (+ escuros) e o sabor (pode melhorar ou piorar). Lave imediatamente após o uso e seque na chama no fogo. Por serem pesadas e manter o calor por mais tempo, prefira as que possuem cabo de madeira para evitar acidentes. Não utilize para guardar alimentos prontos, para evitar oxidação. O ferro reage com alimentos ácidos, como as geléias, feijões, legumes e tomate liberando mais ferro.
  • Inox – O aço inoxidável é composto por ferro, cromo e níquel. Material que não se oxida e não libera o metal na comida (proteção do níquel) que faz parte da sua composição. É uma panela durável, e demora a esquentar e esfriar. Geralmente tem fundo triplo, termodifusor, permitindo que o calor da chama se espalhe uniformemente. Para usar pela primeira vez, ferva água na panela e descarte, por três ou quatro vezes consecutivas. E para evitar o aparecimento de manchas, enxugue-as logo após de lavá-las. Não guarde alimentos prontos e não use para preparar alimentos ricos em enxofre.
  • Antiaderente – minha favorita, pois nos permite a redução da quantidade de óleo no preparo dos pratos. É uma panela revestida internamente por politetrafluoretileno (PTFE), o qual impede a transferência do material de base da panela (alumínio), para a comida. Por o PTFE ser um plástico, há suspeita deste material, levar a formação de câncer. Para não haver o despreendimento do revestimento, utilize colheres de pau. Para lavá-las, evite esponjas de aço. Muito utilizada para preparação de refogados, molhos, finalizar preparo de massas, panquecas, etc.

Qual panela você usa? Quer saber mais? Pergunte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *