Shoyu e Glutamato Monossódico

shoyu

shoyuJá que falamos de sushi no post passado, nada melhor que falarmos sobre o grande acompanhamento desta comidinha: o SHOYU!

O primeiro shoyu surgiu exatamente do missô (pasta feita a partir da fermentação de arroz, cevada e soja com sal). Era o caldo que se forma na superfície do missô, que ainda hoje é chamado de “tamari”.

O shoyu é um tempero muito antigo utilizado na culinária japonesa, há cerca de mais de 2.000 anos. Antes dele, os condimentos mais utilizados eram o sal, o vinagre e o missô. 

Hoje tradicionalmente, os ingredientes do shoyu são soja, trigo, fermento, água e sal. A partir daí a soja é cozida, o trigo é torrado e triturado, e depois os dois são misturados e somente após esta mistura irão receber o fermento. Esta mistura é fermentada por cerca de uns 3 dias, e daí que acrescenta-se sal, água e vai ficar guardada em tanques por um ano para ser filtrada, pasteurizada, envasada e consumida. Uau hein? Isso que é o verdadeiro shoyu!

Mas hoje, como o shoyu ficou conhecido mundialmente e para suprir este mercado a produção precisou ser mais rápida e prática. E adivinha? Industrializou-se o processo e os ingredientes mudaram. Mas claro, a indústria é tão eficiente que o sabor fica parecido. Na indústria se prepara o shoyo com hidrólise da proteína, chegando aos aminoácidos acrescentando-se caramelo, sal, aromatizantes, conservantes e claro o realçador de sabor glutamato monossódico (não são em todos os shoyus) e assim obtem-se muito mais rápido o molho de soja.

Quem já provou o shoyu tradicional, fala que ele é mais saboroso, e apresenta uma coloração levemente avermelhada, translúcida e brilhante.

O problema do shoyu industrial é realmente o glutamato monossódico que é um sal sódico. É encontrado naturalmente em vários alimentos como queijos, molhos, tomates, e outros. A indústria utiliza em forma de sal, o que realça o sabor, aumenta a percepção do doce e salgado, e diminui a do amargo e azedo. O glutamato estimula receptores específicos da língua produzindo um gosto essencial que se conhece com o nome de umami que, em japonês significa saboroso ou delicioso. O gosto umami corresponde ao quinto gosto básico, o qual é diferente dos outros quatro sabores conhecidos, doce, salgado, azedo e amargo.

doritosEsses fatores contribuem para que você consuma o alimento que possui este ingrediente e queira mais e mais e mais! Por isso que a comida japonesa fica muito mais saborosa com o shoyu…por isso que os salgadinhos de pacotes são impossíveis comer um só, assim como biscoitos e etc….

A ANVISA classifica o realçador de sabor glutamato monossódico como um produto BPF (quantum satis) que é quando possui Ingestão Diária Aceitável (IDA) “não especificada”. Ou seja, o limite máximo de uso é baseado na quantidade suficiente para se obter o efeito desejado no alimento. Isso somente para aditivos alimentares considerados de uso seguro.

Traduzindo: as indústrias adicionam a quantidade que acham necessário para que o sabor fique perfeito! Isso significa quantidades absurdas adicionadas aos alimentos, o que nos leva aos grandes sustos ao ler na tabela de valores nutricionais dos alimentos a quantidade ALTÍSSIMA de SÓDIO! 

E a ANVISA considera seu uso seguro!?! Muito sódio…sal…retenção de líquidopressão alta….enxaqueca.

Entenderam? O que acham disso?

Leiam os rótulos e consumam menos alimentos com glutamato, ok?

2 thoughts on “Shoyu e Glutamato Monossódico

  1. Para mim isto é um absurdo, tanto sódio e shoio em quase todos enlatados, as crianças andam comendo demais estes salgadinhos e sanduiches elaborados e lanchonetes por causa do realçador do sabor. Em mim são prejudiciais me dá secura na boca e me faz tomar muita água causando retenção da mesma no organismo.
    Há necessidade de diminuir drasticamente os teores de sódio e açucar dos produtos alimenticios em geral.

  2. Há controvérsias!! O glutamato de sódio tem 1/3 do sódio do Sal de cozinha. Se você puder usar metade do Cloreto de sódio e completar a parte substituída pelo Glutamato, o problema estaria resolvido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alimentação

Descomplique a Amamentação!

Sabemos que muitas mamães, principalmente as de 1ª viagem convivem com um medo: de não conseguir ou até mesmo não poder amamentar seu filho. Existem sim, algumas complicações que podem ocorrer durante a lactação. Muitas aparecem devido à utilização da técnica incorreta para o esvaziamento da mama, mamadas que são pouco frequentes e o bebê […]

Continue lendo...
Alimentação

Os alimentos que aumentam a imunidade

Uma alimentação balanceada melhora muito o sistema imunológico, o qual combate vírus e as bactérias, causadores de diversas doenças. Que tal incluir em nossa alimentação, alimentos que não temos o hábito de comer para fortalecermos nosso sistema imunológico? Assim encontraremos a chave para nos mantermos fortes e saudáveis! Veja quais são os alimentos saudáveis e no […]

Continue lendo...
Alimentação

Picolé saudável com frutas para o Verão

Verão está aí, e nossa vontade de nos refrescar, aumenta. Sorte que no verão não temos muita vontade de comidas calóricas como no inverno. Mas há sempre opções irresistíveis para nosso refresco ser mais gostoso, como milkshakes, sorvetes calóricos, picolés recheados e com coberturas…por aí vai. Mas trago para vocês uma receita de picolé saudável caseiro […]

Continue lendo...