Estudo publicado pelo “British Medical Journal“, indicou que o consumo de suco de frutas in natura “ao amanhecer” leva um aumento do risco de diabetes tipo 2.
MAS CALMA GENTE! NÃO É PARA EXCLUIR OS SUCO NATURAL DE FRUTAS DE UMA VEZ DO SEU CARDÃPIO, OK? VAMOS CONTINUAR NA EXPLICAÇÃO DO ESTUDO:
Este aumento para a chance de Diabetes tipo 2 foi em COMPARAÇÃO ao CONSUMO IN NATURA das frutas. Mas isso, é meio lógico…olha só: Quando fazemos o suco de frutas, utilizamos mais frutas e separamos o bagaço/casca/e demais componentes que são importantes porque contém as fibras que podem retardar a absorção do açúcar natural das frutas. Assim, o suco fica mais “doce”, ou seja, com mais açúcar disponÃvel e é absorvido mais rapidamente, aumentando os nÃveis de açúcar e insulina no sangue. Este nÃvel aumentado várias vezes ao dia, ou até mesmo todos os dias, pode levar ao risco de diabetes.
E defendendo as frutas, cada um de nós temos esses picos aumentados de açúcar e insulina, normalmente ao ingerirmos nossas refeições. Mas o pico fica muito mais drástico quando ingerimos somente doces isolados em horários sem alimentação. Ou seja, se você consome aquele brigadeiro no meio da tarde, toma coca-cola no café da manhã, consome o pacotinho inteiro das balinhas mentos antes do jantar, antes de dormir toma um pouco do leite condensado que está aberto na geladeira!!! É por aÅ
Em compensação, o estudo mostrou que as frutas ingeridas em estado sólido podem diminuir incidência de tipo 2 da doença.
A pesquisa acompanhou a dieta de 187 mil pessoas nos Estados Unidos. Destas, 6,5% desenvolveram diabetes tipo 2. Os pesquisadores usaram questionários para observar a frequência do consumo de frutas e suas porções. As frutas analisadas eram uvas ou passas, pêssego, ameixa, damascos, pera, maçã, laranjas, toranja (grapefruit), morangos e mirtilos.
O mirtilo corta o risco de diabetes tipo 2 em 26%, enquanto outras frutas, servidas em três porções diárias, reduzem em 2%.
E o que fazer para reduzir esse “açúcar” nos sucos de frutas?
-  fazer o suco com a casca ou bagaço (no caso de laranjas, uvas, pera, maçãs…)
- adicionar sementes como chia e linhaça
- adicionar aveia, farelo de aveia, gérmen de trigo
- adicionar leite ou iogurte
- adicionar legumes como couve, cenoura, pepino
Ok? Há muito o que se pensar…nada de excessos! Alimentação SAUDÃVEL é equilÃbrio!