Agrotóxicos em Alimentos

Atenção ao escolher os alimentos que farão parte de sua salada, sopa, refogado…

No dia 23 de junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária-ANVISA divulgou um relatório do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos PARA, o qual indicou uma presença elevada de agrotóxicos em frutas, verduras, legumes e grãos. De 3.130 amostras analisadas em 2009, 29% foram consideradas insatisfatórias, contendo irregularidades como presença acima do limite permitido, utilização de substâncias não permitidas ou as duas formas em um mesmo alimento.

O programa PARA monitorou 20 culturas em 26 estados do Brasil. Das amostras coletadas, 26,9% foram rastreadas até o produtor ou associação de produtores, 5,2% até o embalador e 64,9% até o distribuidor. Somente 3% das amostras não tiveram nenhuma rastreabilidade.

O alimento com mais amostras insatisfatórias, foi o pimentão (80%), seguida da uva (56,4%), pepino (54,8%) e o morango com (50,8%). A batata, alimento mais temido pelos consumidores em relação aos agrotóxicos, apresentou irregularidades em apenas 1,2% das amostras.

De acordo com a Anvisa, agrotóxicos que apresentam alto risco para a saúde da população são utilizados no Brasil sem levar em consideração a existência ou não de autorização do governo para o uso em determinado alimento.

O mais preocupante foi o que o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano, afirmou no site da Agência sobre o relatório:

“Encontramos agrotóxicos, que estamos reavaliando, em culturas para os quais não estão autorizados, o que aumenta o risco tanto para a saúde dos trabalhadores rurais como dos consumidores”.

Segundo a Agência, substâncias como endossulfan, acefato e metamidofós foram encontradas em grande quantidade em amostras de pepino e pimentão, cebola e cenoura, pimentão, tomate, alface e cebola, respectivamente. Essas substâncias são proibidas em vários países do mundo, e já começaram a ser reavaliadas pela Anvisa, as quais tiveram indicação de banimento do Brasil, pois o uso dessas, gera toxicidade aguda comprovada, gerando problemas neurológicos, reprodutivos e até câncer.

Assustador, não? Não….o que assusta é que o setor agrícola quer manter o uso desses produtos no Brasil!

A Anvisa recomenda aos consumidores a compra de alimentos que tenham identificação de origem (o que compromete o produtor a ter boas práticas agrícolas), a escolher os alimentos que são da época (utilizam menos agrotóxicos para creser) ou aqueles que são orgânicos.

O quadro abaixo foi extraído do Relatório publicado pela Anvisa, mostra o total de amostras insatisfatórias de cada alimento pesquisado.

Produto Total de amostras insatisfatórias
Pimentão 80%
Uva 56,4%
Pepino 54,8%
Morango 50,8%
Couve 44,2%
Abacaxi 44,1%
Mamão 38,8%
Tomate 32,6%
Beterraba 32%
Arroz 27,2%
Cenoura 24,8%
Repolho 20,5%
Cebola 16,3%
Laranja 10,3%
Manga 8,1%
Maçã 5,3%
Banana 3,5%
Feijão 3%
Batata 1,2%

Para maoires informações sobre o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos – PARA e o Relatório, acesse: http://portal.anvisa.gov.br .

Até…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alimentação

Descomplique a Amamentação!

Sabemos que muitas mamães, principalmente as de 1ª viagem convivem com um medo: de não conseguir ou até mesmo não poder amamentar seu filho. Existem sim, algumas complicações que podem ocorrer durante a lactação. Muitas aparecem devido à utilização da técnica incorreta para o esvaziamento da mama, mamadas que são pouco frequentes e o bebê […]

Continue lendo...
Alimentação

Os alimentos que aumentam a imunidade

Uma alimentação balanceada melhora muito o sistema imunológico, o qual combate vírus e as bactérias, causadores de diversas doenças. Que tal incluir em nossa alimentação, alimentos que não temos o hábito de comer para fortalecermos nosso sistema imunológico? Assim encontraremos a chave para nos mantermos fortes e saudáveis! Veja quais são os alimentos saudáveis e no […]

Continue lendo...
Alimentação

Picolé saudável com frutas para o Verão

Verão está aí, e nossa vontade de nos refrescar, aumenta. Sorte que no verão não temos muita vontade de comidas calóricas como no inverno. Mas há sempre opções irresistíveis para nosso refresco ser mais gostoso, como milkshakes, sorvetes calóricos, picolés recheados e com coberturas…por aí vai. Mas trago para vocês uma receita de picolé saudável caseiro […]

Continue lendo...