Você está aqui: Home > Alimentação > Alimente-se: E agora, hot-dog?

Alimente-se: E agora, hot-dog?

Um estudo americano foi publicado no site do Jornal Circulation, na segunda-feira, dia 17 de maio, e associa riscos à saúde, por consumo de carnes e embutidos.

A revelação é: quem consome diariamente 50 gramas de carne processada – o equivalente a uma salsicha de cachorro quente – tem um risco 42% maior de ter doenças cardíacas e ainda 19% mais alto de ter diabetes de quem não consome esse tipo de alimento.

A melhor escolha é trocar os embutidos nas refeições por carnes preparadas. Dizem os pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos que a carne vermelha preparada em casa ou no restaurante é melhor que a carne processada.

Foram analisados 1,6 mil estudos sobre os efeitos da carne vermelha no organismo, e concluíram que: a quantidade de gordura, segundo os pesquisadores, é a mesma. O problema, eles dizem, está na quantidade de sal e nitratos – que é maior nas carnes industrializadas, feitas para durar mais.

Os embutidos (salsichas, salames, salames italianos etc.) para a “nação”  de nutricionistas, sempre foram alimentos não saudáveis e sempre que possível recomendado aos pacientes a substituição nas refeições por outros alimentos. Muitas pesquisas anteriores, assim como a própria rotulagem, já revelavam a presença de níveis altos de sódio (sal) e nitratos. Alto consumo de sódio está associado a aumento da pressão arterial, doenças cardiovasculares, doenças renais, entre outras doenças crônicas. E o nível elevado de nitratos na alimentação está associado ao risco de câncer de estômago.

Abaixo o link para vídeo desta reportagem exibido no jornal “Bom dia Brasil”.

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/05/comer-carne-processada-aumenta-risco-de-doencas-cardiacas-e-diabetes.html

Hot-doguenses de plantão“…fiquem em alerta, e sempre que puderem optem por uma refeição mais segura para sua saúde.

4 comentários

  1. Olá mana!!!

    E quanto as vinas de frango ou linguiças de frango??? mesma coisa será???

    bjokas

  2. Qual alimento seria um bom substituto para a salsicha do cachorro quente?

  3. Oi Dávi, =)
    Pela pesquisa, o tipo de carne utilizada não interfere muito, o que conta mesmo é a quantidade de sódio, sais de nitratos e nitritos aplicados neste tipo de alimento, pois a finalidade desses é conferir cor e sabor aos produtos, além de funcionar como agente antimicrobiano e antioxidante. Por isso a preocupação…são produtos industrializados!

    Obrigada…beijos!

  4. Oi Éver,
    Se pudéssemos encontrar no mercado salsichas sem adição de sódio e nitratos, no problem!
    Por enquanto, a solução seria fazer sanduíches com filés de carnes vermelhas e brancas grelhadas…hambúrguer de carne moída ou de PTS (proteína texturizada de soja) para quem gosta e o que a imaginação mandar!

Responda

Seu email não será publicado

*