Famosos como cantores, atletas ou atores que tomam cerveja…comem hambúrgueres…tomam refrigerantes…fazem propaganda de biscoitos…
Porque não fazem propagandas de escolhas saudáveis, já que são grandes influências?
Eu posso estar enganada…mas antes do Faustão fazer a cirurgia dele e perder peso, não me lembro de nenhuma propaganda de biscoitos recheados ou coisas desse nÃvel no programa dele…e agora que está “mais saudável“, faz propaganda de biscoitos recheados!!! Senhor…(foi um exemplo, ok?)
O problema é que a propaganda em si, já faz a pessoa se sentir atraÃda a ter ou consumir “aquilo”. E se colocar alguém famoso que consome ou possui “aquilo”, gente parece brincadeira…mas o consumo aumenta. Por isso que existe até hoje propagandas na TV, rádio, outdoors…e por aà vai.
Propaganda de cerveja até dá para perdoar um “titico”, porque é direcionada para adultos. Mas infelizmente a molecada é alucinada pelos Ãdolos do futebol, alguns cantores e por aà vai. Querendo ou não, incentiva.
Agora propaganda de refrigerante que coloca famosos, ou lições de vida…Pior: colocam aquelas mensagem de curta ou aproveite a vida….para mim “é o fim da picada“. Aquilo para mim é “dor na consciência” por tantos obesos que gerou (claro que o refrigerante não tem culpa sozinho), mas incetivou demais, né? Gente…refrigerante deveria ser proibido (minha opinião, tá?). Ô coisinha, que vicia as crianças e faz com que elas mal comecem a comer e já pedem “o refrigerante”. Pra quê? Para depois as meninas crescerem e chorarem ao se olhar no espelho e dizerem que tem celulite por causa do refrigerante ou que estão muito gordas, aà viram anoréxicas…ou para gastar dindin com dentista…problemas ósseos futuramente…dor de estômago…má alimentação porque o bucho tá cheio e não quer comer mais….e por aà vai!
Olha a notÃcia que encontrei no site da Globo.com relacionado com o tema:
Estudo aponta LeBron e Serena como influência negativa para alimentação
Universidade de Yale divulga que dos 62 produtos anunciados por atletas, 79% foram considerados ‘altamente energéticos e pobres em nutrientes‘
Atletas incentivam a obesidade infantil. É difÃcil imaginar que um esportista de alto nÃvel influencie crianças de forma negativa quando o assunto é alimentação e saúde, mas é justamente o contrário que uma pesquisa realizada pela Universidade de Yale aponta. Intitulado de “Athlete Endorsements in Food Marketing”, o estudo mostra que a crescente publicidade de Ãdolos do esporte no mundo gastronomico influencia diretamente na alimentação das crianças nos Estados Unidos.
Le Bron James, Ãdolo do Miami Heat e um dos maiores jogadores do século na NBA, é quem encabeça a lista de vilões. Em segundo, mas não muito distante, está o quarterback de maior sucesso no futebol americano, Peyton Manning.
O estudo observou 62 produtos alimentares anunciados por atletas. 79% foram considerados “altamente energéticos e pobres em nutrientes”, e quase 94%, das 46 bebidas que patrocinam esportistas, “tinham cem por centro de calorias em açúcar“.
LeBron é um dos maiores anunciantes de uma famosa lanchonete de fast-food americana, além de garoto-propanda de uma rede de refrigerantes. Já Manning, soma mais de 10 milhões de dólares por ano com patrocÃnios de empresas da área.
A lÃder da lista entre as mulheres, e terceira na colocação geral, é a tenista americana Serena Williams, que também tem sua imagem explorada por empresas do ramo. Em quarto na classificação geral, ficou o jogador do Los Angeles Clippers, Chris Paul, mais um que atua na NBA.
É…isso deveria mudar! Façam boas escolhas…procurem uma Alimentação Saudável!