A linhaça é a semente do linho (Linum usitatissimum L.), uma planta de flores azuis pertencente à famÃlia das Lináceas, original do Canadá.
RiquÃssima em fibras, ômegas 3 e 6, vitaminas, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio.
O ômega-3, possui importantes benefÃcios para a saúde cardiovascular. A semente também possui as chamadas lignanas, que são compostos fitoquÃmicos similar ao estrogênio, que tem propriedades anticancerÃgenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. As fibras solúveis e insolúveis, formam uma massa viçosa que pode diminuir a circulação de colesterol total e LDL através do aumento do tempo de trânsito e o aumento da excreção de bile.
Além desses fatores benéficos, a linhaça carrega compostos que interferem na absorção de nutrientes. O ideal para consumÃ-la é aquecê-la para neutralizar estes compostos, deixando-a no forno baixo por uns 15 minutos. Mas se você utilizá-la em receitas assadas, não precisa aquecer antes.
Você também pode triturá-la no liquidificador, para cortar a casca da linhaça e poder aproveitar as substâncias benéficas. Pois, a semente pode passar intacta pelo aparelho digestivo se não houver trituração da casca pelos dentes. E deve ser consumida logo, para evitar a oxidação dos óleos benéficos da semente.
A quantidade a ser consumida, ainda gera dúvidas nos especialistas. Varia de 1 colher até 3 colheres de sopa por dia. Deve ser incluÃda na alimentação gradativamente.
Existem dois tipos da linhaça, marrom e a dourada. Nutricionalmente falando, elas são semelhantes. Possuem os mesmos nutrientes. Diferem no local de cultivo, a linhaça marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido (frequentemente utiliza-se agrotóxicos) e possui uma casca mais resistente. Já a semente dourada é plantada em regiões frias, cultivada de forma orgânica e seu sabor geralmente é mais suave do que o da marrom.
Você pode consumir a semente de diversas formas: em vitaminas, salada de frutas, mingau, biscoitos caseiros, bolos, pães, sobremesas, iogurtes e até sopas.
Vai uma receita de vitamina de frutas com linhaça:
1 copo de 200ml de leite de soja ou leite semi-desnatado ou desnatado
1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada/marrom
1 banana
1 fatia de mamão
E é só bater todos os ingredientes no liquidificador.
Hummmm….
Mais um alimento para sua alimentação saudável!
Gostou dessa informação? Tem alguma dúvida? Comente…
Estou com uma duvida. Consumir linhaça aquecida ou não. Tem alguns que falam em aquecer outros já não recomendam o aquecimento. Como devo utilizar?
Por favor me oriente.
Olá Teresa,
Você pode aquecê-la também, por no máximo 15 minutos em 105°C. É para diminuir a presença de um composto tóxico e aumentar a biodisponibilidade do ômega-3.
Mas o consumo in natura, triturada no liquidificador é indicado e muito utilizado.
Até mais.