Sementes de Linhaça

beneficios da linhaçaA linhaça é a semente do linho (Linum usitatissimum L.), uma planta de flores azuis pertencente à família das Lináceas, original do Canadá.

Riquíssima em fibras, ômegas 3 e 6, vitaminas, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio.

O ômega-3, possui importantes benefícios para a saúde cardiovascular. A semente também possui as chamadas lignanas, que são compostos fitoquímicos similar ao estrogênio, que tem propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. As fibras solúveis e insolúveis, formam uma massa viçosa que pode diminuir a circulação de colesterol total e LDL através do aumento do tempo de trânsito e o aumento da excreção de bile.

Além desses fatores benéficos, a linhaça carrega compostos que interferem na absorção de nutrientes. O ideal para consumí-la é aquecê-la para neutralizar estes compostos, deixando-a no forno baixo por uns 15 minutos. Mas se você utilizá-la em receitas assadas, não precisa aquecer antes.

Você também pode triturá-la no liquidificador, para cortar a casca da linhaça e poder aproveitar as substâncias benéficas. Pois, a semente pode passar intacta pelo aparelho digestivo se não houver trituração da casca pelos dentes. E deve ser consumida logo, para evitar a oxidação dos óleos benéficos da semente.

A quantidade a ser consumida, ainda gera dúvidas nos especialistas. Varia de 1 colher até 3 colheres de sopa por dia. Deve ser incluída na alimentação gradativamente.

Existem dois tipos da linhaça, marrom e a dourada. Nutricionalmente falando, elas são semelhantes. Possuem os mesmos nutrientes. Diferem no local de cultivo, a linhaça marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido (frequentemente utiliza-se agrotóxicos) e possui uma casca mais resistente. Já a semente dourada é plantada em regiões frias, cultivada de forma orgânica e seu sabor geralmente é mais suave do que o da marrom.

linhaça com salada de frutasVocê pode consumir a semente de diversas formas: em vitaminas, salada de frutas, mingau, biscoitos caseiros, bolos, pães, sobremesas, iogurtes e até sopas.

Vai uma receita de vitamina de frutas com linhaça:

1 copo de 200ml de leite de soja ou leite semi-desnatado ou desnatado

1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada/marrom

1 banana

1 fatia de mamão

E é só bater todos os ingredientes no liquidificador.

Hummmm….

Mais um alimento para sua alimentação saudável!

Gostou dessa informação? Tem alguma dúvida? Comente…

2 thoughts on “Sementes de Linhaça

  1. Estou com uma duvida. Consumir linhaça aquecida ou não. Tem alguns que falam em aquecer outros já não recomendam o aquecimento. Como devo utilizar?
    Por favor me oriente.

  2. Olá Teresa,
    Você pode aquecê-la também, por no máximo 15 minutos em 105°C. É para diminuir a presença de um composto tóxico e aumentar a biodisponibilidade do ômega-3.
    Mas o consumo in natura, triturada no liquidificador é indicado e muito utilizado.
    Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.