Gente…super interessante esse post! Não é à toa que retirei esta reportagem da Revista Super Interessante, da edição 278 do mês de maio de 2010, escrito por Nathália Braga.
Para quem não leu ou não soube, aà vai:
“Tem morango. Mas o sorvete Kibon ganha alguns recursos extras para ficar gostoso e atraente: de cana-de-açúcar a uma praga rural.O INSETO – Corante CarmimSuco de inseto. É o resultado da trituração de bichinhos chamados cochonilhas, pragas que estragam plantações. Torná-los fonte de corante é um jeito de controlar a população desses insetos, que cresce rapidamente. A indústria de alimentos usa muito o corante: em biscoitos, iogurtes, balas. Mas é preciso juntar muitos para colorir qualquer coisa. Sópara cada bola do seu sorvete, são necessários mais ou menos 40 insetinhos.A COR DE MORANGO – UrucumColoral, na sabedoria popular. É outro corante, extraÃdo da semente do urucum, o fruto de uma planta comum na região amazônica. No sorvete de morango, o urucum é misturado ao carmim vindo da cochonilha para criar a cor rosinha. Em outros alimentos, trabalha sozinho: é usado para deixar salsichas e linguiças com um vermelho mais intenso.O SABOR DE MORANGO – Acidulante ácido cÃtricoMorango sem ser morango. Esse ácido é um dos agentes que se misturam à polpa da fruta para reforçar seu gosto. A fonte desse ácido é bem doce: melaço da cana, liberado na produção de açúcar. O ácido surge quando o melaço é fermentado. Em refrescos em pó, gelatina e refrigerante, serve também paraadoçar.A VAGEM – Goma jataÃUma gosma extraÃda de uma vagem. Uma vagem especÃfica, de uma planta tÃpica da costa do Mediterrâneo, chamada alfarrobeira. A alfarroba (como se chama a vagem) tem uma cor marrom, de tom escuro, e se parece com um feijão. Entra no sorvete para deixar a massa mais consistente.O CREME – Carbonato de cálcioO parceiro da goma jataà na tarefa de deixar o sorvete mais cremoso. Vindo de conchas, casca de ovo e minerais triturados, é um pó branco rico em cálcio – aquele que deixa nossos ossosmais fortes. É usado para dar mais consistência também a outros alimentos, como biscoitos, pães e a ração que damos a cachorros.Fontes Kibon; Ana Lúcia do Amaral, coordenadora de engenharia de alimentos / UFRJ; Cinthia Spricigo, professora de engenharia de alimentos / PUC-PR; Eliana Ribeiro, professora de engenheira de alimentos / Instituto Mauá de Tecnologia; Mabel Batista, coordenadora de engenharia de alimentos / UFPB; Maria Inês Harris, membro do Conselho Regional de QuÃmica de São Paulo; Valmir Eduardo Alcarde, coordenador de engenharia de alimentos / Unimep.”
É… por incrÃvel que pareça existem alguns aditivos alimentares naturais. Mas não é por isso que você irá “se acabar” no sorvete!!! Lembre-se que ele AINDA é calórico. Segundo a marca, 1 bola de 60g representa 88kcal. Mas será que a “sua bola” possui 60g? =P
Lembre disso no buffet! =D