Adoçante Sucralose

Muitas pessoas estão falando deste adoçante? Vamos entender um pouquinho sobre ele, sua segurança, consumo e formas de apresentação no mercado.

A sucralose foi descoberta em 1976 por pesquisadores de uma Universidade de Londres. Ela é feita através de um processo de muitas etapas que começa com o açúcar comum de mesa (sacarose) e substitui três grupos hidrogênio-oxigênio na molécula de açúcar por três átomos de cloro. Este processo resulta em um adoçante estável com sabor de açúcar, mas livre de calorias.

A segurança da Sucralose já foi analisada pelas principais autoridades médicas, científicas e regulatórias do mundo. As quais concluíram que esta pode ser consumida pelo público em geral, e também por crianças, gestantes e lactantes, assim como diabéticos pois ele não afeta os níveis de glicose ou insulina no organismo. Veja quem analisou e libera o consumo:

  • Administração de Drogas e Alimentos dos EUA (FDA)
  • Organização Européia de Segurança Alimentar (EFSA)
  • Organização de Saúde do Canadá
  • Normas Alimentares (Austrália/Nova Zelândia)
  • Conselho Japonês de Saúde Alimentar
  • Comitê Conjunto de Peritos em Aditivos Alimentares (JECFA), formado pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) e OMS (Organização Mundial da Saúde)

O que a sucralose oferece:

  • Não há efeitos adversos conhecidos;
  • Não é tóxica, pois não foram observados efeitos adversos em animais de teste, mesmo em quantidades de doçura equivalente a mais de 18 kg de açúcar por dia;
  • Não produz efeitos sobre o metabolismo de carboidratos;
  • Não tem efeito sobre o controle a curto ou longo prazo da glicose no sangue ou sobre os níveis de insulina sérica;
  • Não tem calorias ou carboidratos: não é metabolizada ou decomposta como fonte de energia.

Para muitas pessoas a sucralose é perfeita pois imita o sabor do açúcar sem sabor residual de adoçantes. Pode ser usada em receitas, pois possui estabilidade no calor e não perde seu poder adoçante mesmo em altas temperaturas. O comitê especializado em aditivos alimentares (JECFA) junto com a FAO e OMS estabeleceram uma IDA (quantidade que pode ser ingerida diariamente sem riscos para o cosumidor) que é de 15mg/kg de peso corpóreo/dia.

Alguns dos adoçantes no mercado:

uniao fit

União Fit:  composto por sacarose (açúcar comum) e sucralose. Lançamento da União. Para quem não quer abandonar de vez o açúcar e tem medo de sentir o sabor residual do adoçante, vai se adaptar bem!

linea sucralose

Linea: composto por sucralose e acessulfame-k, além de outros ingredientes. Veja aqui.

 lowcucar blenda

Lowçúcar Blenda: composto por acessulfame-k e sucralose. Demais ingredientes aqui.

fin sucralose

Finn: sucralose e acessulfame-k, e outros ingredientes. Veja aqui.

E tem diversos outros que vocês podem ver no mercado. O interessante para quem não vive sem o adoçante, é fazer um rodízio entre os tipos e ingredientes de tempos em tempos. Mude! =D

FDA

Sociedade Brasileira de Diabetes

7 thoughts on “Adoçante Sucralose

  1. Gostaria de uma informação sobre o açúcar FIT. Sou diabético, embora hoje minha médica, parou com a insulina, pois já há alguns meses estou a taxa normal. Minha pergunta: Como devo permanecer nos adoçantes, me indicaram o FIT para usar (não foi a médica), posso utilizar sem receio ? Aguardo um retorno de vcs.
    Obrigado.

    J.Dayr

  2. Nunca havia utilizado sucralose na minha alimentação até o mês passado quando decidi substituir o açúcar pelo mesmo e me arrependi muito por esta decisão.
    Dentre os efeitos colaterais provocados em meu organismo pelo uso deste adoçante estão congestionamento das vias aéreas com formação de secreção transparente e viscosa tipo clara de ovo, cansaço ao respirar, respiração curta, tosse seca, sensação de sufocamento na garganta ao engolir a saliva.
    Suspendi imediatamente o uso do produto e no dia seguinte já percebi uma melhora dos sintomas.
    Nunca mais coloco este veneno na minha boca.

  3. Boa tarde.
    O açúcar fit pode ser usado por pessoas diabéticas ou o adoçante linea é melhor?
    Eu tenho diabetes tipo 2 e não gosto de adoçante, queria continuar com o União fit será quw posso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.