Aqui vão umas dicas interessantes para você turbinar sua alimentação e sua saúde. São dicas para você fazer boas escolhas tanto na hora de consumir quanto de preparar uma refeição. Fique atento se você já faz estes caprichos:
TomateÂ
RiquÃssimo em licopeno, e como já escrevi no post “Não gosta de tomate, mas ketchup pode ser?”, o tomate processado ou cozido é a melhor opção! O licopeno avaliado em vários estudos, ajuda na prevenção de vários tipos de câncer e este está mais biodisponÃvel quando é em forma de molhos e aquecido.
Mascavo ou Branco? Mascavo. Porque ele não passa pelo processo de refinamento (cheio de quÃmicos) e assim mantém suas propriedades nutricionais (vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo), mas ele tem as mesmas quantidades calóricas que o branco. Então, cuidado!
LeiteÂ
Rico em cálcio tanto no integral ou no desnatado. Mas a preferência deve ir pelo objetivo da pessoa. Se esta quer consumir alimentos menos calóricos e com pouca gordura, a escolha deve ser o desnatado.
Tempero dos alimentosÂ
São essenciais na hora do preparo das refeições e indispensáveis. Os temperos naturais, dão mais trabalho, mas são mais benéficos para nosso organismo saborizando nossa comida sem nos prejudicar. Já os artificiais possuem grande concentração de sódio o que eleva a pressão arterial.
AzeiteÂ
É mais saudável consumÃ-lo frio e crú. Assim você conserva as propriedades, ou seja, a gordura monoinsaturada, a qual irá ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e até do câncer. Se aquecê-lo, pode haver formação de substâncias tóxicas, além de perder suas propriedades benéficas.
Adoçar as receitasÂ
Para os diabéticos e para quem está querendo cortar calorias, deve-se evitar o açúcar e consumir adoçantes. Vá até um nutricionista e veja qual é o melhor tipo para você. Existe também adoçantes para o preparo culinário. Assim você garante um bolo saboroso e docinho!
Fonte de vitamina C, é mais indicado o consumo deste suco na forma natural do que o de caixinhas. Porque o artificial pode ser mais prático, mas contém mais açúcar e possui aditivos alimentares.
Modo de preparoÂ
Frito ou grelhado? Fritura, significa cozinhar o alimento banhado em óleo. Dessa forma há um aumento de calorias do alimento e pode aumentar os nÃveis do mau colesterol. Já os grelhados ou cozidos, precisam de pouca ou nenhuma adição de óleos no preparo. É melhor, não é?
SardinhaÂ
Rica em ômega-3, que é uma gordura poli-insaturada com propriedades anti-inflamatórias, diminuem o mau colesterol , LDL, e eleva o bom colesterol, HDL, no sangue. Sardinha fresca possui mais ômega-3 que a em lata, mas a sardinha de lata é mais prática, e contém mais cálcio do que a fresca. Isso porque, as espinhas ficam moles e acaba se tornando parte comestÃvel do produto. Mas é mais saudável não consumir o óleo da sardinha em lata e ao preparar a fresca, esta também não precisa de adição de óleos.