Manteiga ou Margarina

Qual é mais saudável?

A diferença entre a manteiga e a margarina não está nas calorias. Pois qualquer gordura (de qualquer alimento) possui nove calorias por grama.

A manteiga é derivada do leite (origem animal), ele é feita da nata batida. Possui grande quantidade de gordura saturada e, assim, muito colesterol. A concentração de lipídios na manteiga é maior do que na margarina, que tem 16% a 35% de água na composição. A manteiga, fica sendo a mais calórica. Por isso, a manteiga era vista como prejudicial à saúde.

Hoje, com outros olhos, sabe-se que o consumo moderado de manteiga não é o vilão da obesidade e das doenças cardíacas. Os maiores problemas estão no consumo de gorduras trans. Pessoas que não têm altos níveis de colesterol podem comer manteiga sem preocupação, pois nosso organismo possui enzimas para digerir a gordura saturada. E é mais fácil metabolizar essa gordura natural do que as modificadas quimicamente (gorduras hidrogenadas).

A margarina é de origem vegetal (óleos vegetais líquidos). Sua forma sólida e cremosa é devido ao processo químico por qual passam. Segundo a ANVISA, é obrigatório ter leite ou seus derivados como ingrediente. De acordo com a legislação, a porcentagem de gordura deve ficar entre 64% e 82%. O problema das margarinas é a grodura trans. Após a obrigatoriedade de indicar nos rótulos (tabela nutricional) a quantidade de gorduras trans, os fabricantes optaram por acabar com esse tipo de gordura na fabricação através da interesterificação. É um processo químico que modifica o óleo vegetal, sem produzir gorduras trans. Mas podemos ver nos mercados algumas margarinas que ainda possuem trans.

Você sabia que a gordura trans é uma gordura que nosso corpo não reconhece? É como se estivéssemos tentando digerir plástico. E no final, acabamos por estocá-las nas artérias. Se consumida por muito tempo e acima do recomendado, ela se torna mais perigosa do que a gordura saturada!

E você sabia que quanto mais lipídios uma margarina tem, mais calórica e mais cremosa, ela é?

O segredo é verificar o rótulo antes de adquirir uma margarina. São muitas variedades, opte por aquelas que possuem mais vitaminas, adição de ômega 3 e menos gordura saturada!

5 thoughts on “Manteiga ou Margarina

  1. Não acredito que vou ter que diminuir minha margarina de todo dia!
    Geralmente, no café-da-manhã, como um pão francês, ou então duas fatias de pão de forma, com margarina. Preciso reduzir???

    Ótimo post!!!
    beijão

  2. Oi Fer!!!
    A recomendação diária de óleos e gorduras pela pirâmide alimentar é de 1 a 2 porções. Exemplos de porções são: 1 colher de sopa de margarina, 1/2 colher de sopa de manteiga, 1 colher de sopa de óleo etc. Ou seja, seriam 1 a 2 colheres de sopa de margarina por dia. Mas acredito que vc passe no seu pão menos do que 1 colher de sopa!
    Beijos!

  3. pois é.. eu acho a margarina tudo de ruim… francamente não sabemos a longo prazo o q realmente pode acarretar esse “corpo estranho” dentro de nós… achei muito interessante essa parte que nosso organismo não a reconhece, ou seja, será que ficamos acionando nosso sitema imune toda vez que a ingerimos?
    Uma idéia bem legal (não light mas saudável) é a de colocar azeite de oliva com orégano num potinho na geladeira (primeiro dia eu deixo no congelador, e nos próximos eu deixo na geladeira), fica pastoso tipo uma margarina para passar no pão! uma delícia! e pra quem não quer algo calórico, o requeijão light é interessante, ao menos tem cálcio!
    beijossss Veri!!! otimo post!

  4. Olá Cláudia,
    Nossa que idéia interessante! Já ouvi e comi azeite no pão, torradas, mas essa de resfriá-lo ou congelá-lo é bem bacana, por que não? =)
    Obrigada pela dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *