Os benefícios do Bacalhau

bacalhauDisponível durante o ano todo, só consumimos o bacalhau na véspera de Páscoa. A carne macia e branca é um substituto para a proteína da carne, fácil de cozinhar e é muito nutritivo.

Há muitas variedades. O mais conhecido, é o bacalhau do Atlântico Norte (Gadus morhua). O bacalhau pertence à mesma família (Gadidae) tanto da arinca como do tamboril.

Consumimos o bacalhau depois de salgado e seco. O processo de salga e secagem do bacalhau é totalmente natural, ou seja, sem adição de substâncias químicas. Assim, suas propriedades nutricionais são conservadas. Além de fácil digestão, este peixe é um alimento rico em minerais, como ferro, fósforo, magnésio e em vitaminas A, E, D, B1 e niacina, e apresenta uma baixa taxa de colesterol e gorduras.

Quem deve ter cuidado para consumir, são os hipertensos. Pois é bastante rico em sódio (cerca de 1400mg/100g de bacalhau). A ingestão de água uma hora após a refeição é indicada, para eliminar o excesso de sal do seu corpo e não atrapalhar a digestão.

O bacalhau ainda é uma boa fonte de ácidos graxos do tipo ômega 3 e ômega 6, que favorecem o desenvolvimento do sistema imunológico e contribui para a redução dos níveis de colesterol e triglicérides. E o ômega-3 está relacionado com a redução do risco de doenças cardiovasculares e das dislipidemias.

O bacalhau também possui proteínas de alto valor biológico em sua composição e, por ser um alimento seco, as proteínas estão presentes em maior quantidade se comparada a um peixe fresco.

Gostou? Vai consumí-lo? =D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *