Salada de quinoa

QuinoaA Quinua ou quinoa é originária dos Andes e é considerada um pseudo cereal e tem teor mais elevado dos aminoácidos essenciais, não contém glúten, possui maior quantidade de alguns minerais e maior teor de gorduras (boas) que os demais cereais (arroz, milho e trigo), sendo estas ácidos graxos essenciais como ômega 6 e 3.

O tratamento térmico aumenta a digestibilidade da proteína presente na quinoa.

Por a quinoa possuir nutrientes importantes para o nosso organismo, ter quase a mesma quantidade de proteínas que a carne, ser pobre em gorduras e não ter tanto sabor, fica fácil de incluirmos na nossa alimentação!

Sugiro uma receita de salada logo abaixo. Mas você também pode cozinhar os grãos e adicioná-los em pães e bolos. Se você comprar em flocos utilize em saladas salgadas, de frutas ou no iogurte e vitaminas.

 Salada de Quinoa

  • 200 gramas de quinoa
  • 400ml de água
  • 1 tablete de caldo de legumes
  • 2 tomates picados
  • 2 cebolas picadas
  • salsinha picada

Lave e escorra a quinua. Depois, torre-a brevemente em uma frigideira por uns 2 minutos. Dissolva o caldo de legumes na água e junte a quinoa e aguarde fervura. Após levantar fervura, reduza o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Escorra o caldo e reserve a quinoa. Em um recipiente misture os tomates, as cebolas e a salsinha. Tempere com sal à gosto se necessário.

Gostou?

2 thoughts on “Salada de quinoa

  1. vocês podem me ajudar com um problema que estou passando sem saber o que vou comer? o diagnostico é gastrite e atrofia de mucosa. sendo que é para evitar:
    Café, chás escuros,Chimarrão,chocolate,Tomate,carne vermelha, frutas cítricas,Leite em excesso, fritura,condimentos(pimenta,mostarda,maionese,etc…),Refrigerantes ,alimento contendo hortela.

  2. Olá Beatriz,
    O médico que lhe deu o diagnóstico deveria lhe encaminhar para um (a) nutricionista. Assim o profissional irá lhe ajudar na melhor forma possível a identificar os melhores alimentos e preparações ou como prepará-los para você.
    Mas o que você deve fazer agora é evitar os alimentos que o médico lhe disse, o resto você encaixa.
    Saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.