Entenda seu metabolismo! – Passo 3

O metabolismo de uma pessoa obesa é mais alto do que uma pessoa magra que tem restrições calóricas (pessoas que consomem menos para “manter a forma”).

E você deve estar perguntando: Então porque ela é obesa se pode queimar mais calorias (metabolismo mais alto)? Acontece que uma pessoa acima do seu peso possui uma superfície corporal bem maior e por isso, precisa de mais energia para funcionar! Isso ajuda a entender o porque é mais fácil perder peso no início de uma reeducação alimentar. Porque quando se está acima do peso, o metabolismo está tão alto que qualquer redução em calorias resulta em perda de peso rápida!

Saiba que quanto menor o gasto calórico, menor será a energia gasta; mais calorias ficarão armazenadas no corpo e com isso, logo entraremos na faixa de sobrepeso. Se não houver uma restrição calórica na alimentação ou a realização de atividades física o metabolismo será cada vez menor (mais lento), menos energia será gasta e mais gordura será armazenada nos adipócitos (células de gordura) a fim de estocar energia.

Vamos começar com uma breve introdução sobre o que seria metabolismo.

Metabolismo é toda e qualquer reação química que gaste energia para produção ou alteração das moléculas. No nosso corpo, por exemplo, há uma série de reações químicas específicas. Uma para a absorção de vitaminas, outra para a multiplicação celular, outra para você ter forçar para realizar seu trabalho, e assim vai. Hoje sabe-se que metabolismo não é uma questão relacionada apenas à perda de peso. Consegue-se a partir dele desenvolver tratamentos para os distúrbios de defeitos metabólicos, genéticos (fenilcetonúria) ou não (hipo e hipertiroidismo, diabetes tipo 2, colesterol alto vindos do modo de vida).

Para quem é sadio, o que realmente importa é que o metabolismo pode interferir na silhueta, ou seja, o metabolismo energético. É ele que coordena a matemática das calorias que entram, que saem e quanto é estocado sob a forma de tecido adiposo. A eficácia com que o organismo gasta energia varia de uma pessoa para outra. Cada um possui uma taxa de metabolismo, e a gentética interfere. Conhecemos aqueles “magros de ruim”, e aqueles que vivem de dietas e não baixam seus pesos.

Mas não podemos esquecer que o estilo de vida influencia muito no metabolismo. Bons hábitos podem acelerar o ritmo metabólico, e os maus, diminuir.

O treino para ganho de massa muscular aumenta o metabolismo. Pois,  o tecido muscular gasta mais energia para funcionar do que o tecido adiposo. Agora pense… mais músculos, maior a taxa metabólica (ser magro? ser gordo? ser forte?). Sedentárismo + obesidade = taxa de metabolismo estacionada. Ou come menos, ou pratica exercício físico para emagrecer. Melhor ainda se fizer os dois! E não adianta deixar de comer após o exercício, pois nesse período a queima calórica aumenta. Mas o ideal é consumir produtos ricos em proteínas e carboidratos para a regeneração dos músculos, que acontece depois da prática de exercício físico.

Os hábitos alimentares também são importantes na determinação da velocidade do metabolismo. Alguns alimentos aumentam e outros diminuem o ritmo.

Um exemplo bacana é o açúcar refinado. O que você acha: acelera ou diminui? Ele não acelera! Sua absorção no organismo é muito rápida, e assim fornece muito mais energia do que a velocidade que pode ser queimada. E aí, acaba sendo estocado na forma de gordura. Ruim, né? (está pensando nos doces? eu sempre penso…) Com isso, é recomendado consumir alimentos que possuam uma absorção mais lenta e que o organismo queime calorias para sua digestão (proteínas, alimentos integrais, frutas e verduras) porque o corpo gasta mais energia do que precisa para lidar com os carboidratos e com as gorduras.

A solução para nosso metabolismo funcionar bem é praticarmos exercícios físicos e consumir refeições menores, a cada três ou quatro horas, porque assim nosso corpo saberá que estamos turbinando a cada passo (3 a 4 horas, é o tempo suficiente para digestão e para sentir fome novamente) e não precisará guardar (ganho de peso) pois sabe que logo virá comida.

Importantíssimo fazermos o café-da-manhã, ele que ativa o metabolismo. Se pular, há grandes chances de você comer muito e mais rápido na próxima refeição, e  a informação de que já se está satisfeito demora a chegar ao cérebro. O resultado disso, é que mais gordura será estocada, principalmente nos quadris, nas mulheres, e na barriga, nos homens.

Ou seja, um metabolismo suficientemente acelerado e eficiente não pode ser conseguido apenas pela ingestão de “pílulas milagrosas”. Conhecer o que ocorre é um grande passo.

 Veja Hora de Mudar: alimentação! – Passo 4

2 thoughts on “Entenda seu metabolismo! – Passo 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alimentação

Descomplique a Amamentação!

Sabemos que muitas mamães, principalmente as de 1ª viagem convivem com um medo: de não conseguir ou até mesmo não poder amamentar seu filho. Existem sim, algumas complicações que podem ocorrer durante a lactação. Muitas aparecem devido à utilização da técnica incorreta para o esvaziamento da mama, mamadas que são pouco frequentes e o bebê […]

Continue lendo...
Alimentação

Os alimentos que aumentam a imunidade

Uma alimentação balanceada melhora muito o sistema imunológico, o qual combate vírus e as bactérias, causadores de diversas doenças. Que tal incluir em nossa alimentação, alimentos que não temos o hábito de comer para fortalecermos nosso sistema imunológico? Assim encontraremos a chave para nos mantermos fortes e saudáveis! Veja quais são os alimentos saudáveis e no […]

Continue lendo...
Alimentação

Picolé saudável com frutas para o Verão

Verão está aí, e nossa vontade de nos refrescar, aumenta. Sorte que no verão não temos muita vontade de comidas calóricas como no inverno. Mas há sempre opções irresistíveis para nosso refresco ser mais gostoso, como milkshakes, sorvetes calóricos, picolés recheados e com coberturas…por aí vai. Mas trago para vocês uma receita de picolé saudável caseiro […]

Continue lendo...